A vocação é um chamado e dom gratuito de Deus

A vocação é um chamado e dom gratuito de Deus

A vocação não é merecimento do sujeito chamado, mas um dom gratuito que Deus dá aos que chama.


11 Giugno 2018 alle 08h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


Visita do Provincial, Padre Edemar de Souza, na comunidade Cavanis de Maringá-PR.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO” | JUNHO – MÊS DOS “SAGRADOS CORAÇÕES”
DIA 11 – SÃO BARNABÉ
DIA 13 – SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Pela graça de Deus chegamos a mais uma semana e com ela pedimos que em tudo possamos fazer a vontade de Deus. É o mês dos “Sagrados Corações” e, das assim chamadas, “Festas Juninas”. Para quem é esportista e gosta de futebol é o inicio da “Copa na Rússia”. Enfim, é um mês com grandes motivações e motivações diferentes. A única coisa que nos preocupa no Brasil é que a Copa do Mundo pode levar o povo brasileiro a se esquecer dos problemas políticos, econômicos e sociais e logo em seguida começa a corrida à presidência da República e não percebemos que fomos enganados outra vez, elegendo os mesmos que já fraudaram o povo brasileiro.

Ato 20º do VII Capítulo Provincial: A vocação é um chamado e dom gratuito de Deus. A vocação não é merecimento do sujeito chamado, mas um dom gratuito que Deus dá aos que chama. Ser agradecido por esse chamado leva à alegria de receber uma missão e como tal viver de maneira alegre e feliz esta vocação. Sendo desta forma testemunho alegre e contagiante aos jovens, que vendo esse modo de viver possam se sentir atraídos.

Sabemos que ninguém é merecedor do dom da vocação. Ela é um chamado gratuito de Deus que precisamos acolher na humildade e responder na generosidade, a serviço do bem e em favor da vida. Agradecer pelo dom da vocação é um gesto de gratidão e grandeza de alma, pois “são muitos os chamados e poucos os escolhos”. Se formos escolhidos para sermos religiosos e sacerdote não será por nosso próprio mérito, mas isso serve de sinal e garantia de que Deus confia em nós e nos pede uma missão sobre a qual devemos realizar com alegria, entrega e disponibilidade, pois “Deus ama quem dá com alegria”. Se assim o fizermos, seremos testemunhas alegres e atrairemos outros jovens para seguir a Jesus dentro da nossa Congregação.

Como já havia anunciado na semana passada, neste dia 10 de junho, celebramos os 50 anos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D´Oeste e Bela Vista da Caroba. Uma história rica e muito abençoada, especialmente no campo vocacional de leigos e consagrados. Nossa gratidão a Deus pelos quase 45 anos de presença Cavanis nesta Paróquia e por todos os religiosos que lá trabalharam. Hoje, na pessoa do Pe. Silvestre Selunk, Pároco e do Ir. Renato José Rothen, colaborador, parabenizamos a Paróquia com todos os paroquianos e as forças vivas desta rica e abençoada comunidade.

Também nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a Igreja celebra Santo Antônio de Pádua. Seu nascimento e primeiros anos de vida aconteceram em Lisboa, Portugal, mas sua missão se deu Pádua, Itália. São muitos os fatos e anedotas que envolvem a vida de Santo Antônio, mas sabemos que foi um “Insigne Pregador”, defensor da família e do casamento. Neste dia pedimos por nossa Paróquia Santo Antônio de Pádua de Castelo de Sonhos, PA e de Corsico, Itália. Lembramos também das muitas comunidades que o trazem como Padroeiro e dos nossos religiosos que trazem “Antônio”, no nome.

COMUNICADOS:

- Neste domingo, dia 10 de junho, nossa Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pérola D`Oeste e Bela Vista da Caroba celebra seu JUBILEU DE OURO, 50 anos de fundação. Parabenizamos nossa Paróquia e pedimos a Deus o dom das vocações.   

- Também neste domingo, no dia 10 de junho, às 19:30h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia de Belo Horizonte, MG, o religioso Ademar Apardecido dos Santos receberá o ministério do Acolitado. O parabenizamos pelo aniversário e pelo acolitato.

Pe. José Valdir Siqueira, missionário Cavanis nas Filipinas, está em nossa Província de férias e celebra conosco seus 25 anos de sacerdócio, Jubileu de Prata. No dia 10, domingo, irá presidir às 19h na Paróquia Cristo Rei de Realeza, sua Paróquia natal; no dia 13 na Paróquia São Judas Tadeu de Castro; no dia 16 na Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte e no dia 17 na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia em Belo Horizonte. Parabenizamo-lo e colocamos em nossas orações.   

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 10, domingo, Religioso Ademar Aparecido Silva Santos, estudante de Teologia residente na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG.

- Dia 13, quarta-feira, Religioso Patrick Antônio de Souza, estudante de Teologia residente no Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte, MG.

A eles nossos parabéns com votos de muita saúde e perseverança vocacional.    

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “Santo Antônio de Pádua”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Província






Scrivi il tuo commento...