Juventude Construindo uma Cultura de Paz

Juventude Construindo uma Cultura de Paz

Neste domingo, dia 21 de outubro, a Igreja do Brasil celebra o DNJ – DIA NACIONAL DA JUVENTUDE.


21 Ottobre 2018 alle 08h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


Cartaz oficial do DNJ 2018.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO”
OUTUBRO – Mês Missionário e Mês do Rosário / Dia 21 – Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária – DNJ – Dia Nacional da Juventude/ Dia 22 – São João Paulo II / Dia 25 – Santo Antônio de Sant`Ana Galvão

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao terceiro domingo do mês de outubro onde celebramos com muita alegria o “DIA MUNDIAL DAS MISSÕES” e o “DIA DA INFANCIA MISSIONÁRIA”. Também chegamos a ultima semana do SÍNODO DOS BISPOS com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. É uma semana muito especial e abençoada onde somos chamados a nos perguntar: “Estou realizando e sendo fiel a vocação e missão à qual eu fui chamado por Deus, pela Igreja e pela Congregação?”. Pensamos e reflitamos sobre isso em nossa vida.

Também neste domingo, dia 21 de outubro, a Igreja do Brasil celebra o DNJ – DIA NACIONAL DA JUVENTUDE, com o tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” e o lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). O tema e lema estão em consonância com os da Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Todos estes momentos são de suma importância para nós Cavanis que recebemos de Deus o Carisma de trabalhar com as juventudes, como “verdadeiros pais”, assumindo a missão de estar com os jovens, educa-los e amá-los, pois eles são “Preciosos como o Sangue de Cristo” como já nos diziam os Fundadores. No Brasil definimos a nossa missão que é: “Acolher, proteger, educar e promover” crianças, adolescentes e jovens. Esta missão deve acontecer em todos os âmbitos da nossa missão e não apenas em nossas obras sociais e educacionais. Somos e devemos ser pais “todos os dias e o dia todo”. Um pai não exerce sua missão apenas em alguns momentos e algumas circunstancias da vida, mas ao longo da vida, em todos os momentos e circunstancias. Que não nos omitamos desta responsabilidade.

Aproveito para parabenizar as nossas juventudes, especialmente as “Juventudes Cavanis” que se manifestam de tantas formas em nossas Paróquias, Obras e Comunidades. Cada Paróquia e Diocese tem seu jeito de trabalhar com as juventudes e isto manifesta a riqueza e a beleza deste trabalho. Passando em nossa Província, de Sul a Norte, vejo que estamos trabalhando e nos comprometendo com a causa das juventudes. Parabenizo nossos religiosos Cavanis que assumem com amor e dedicação este abençoado ministério. Temos tantos compromissos em nossas Paróquias, mas dedicar um pouco do tempo para estar e trabalhar com as juventudes e adolescentes é um gesto terno de amor. É ir além das obras, da catequese, da escola propriamente dita, onde as estruturas favorecem o trabalho. Trabalhar com os adolescentes pós-crisma, a Infância Missionária, os coroinhas e com as juventudes em geral requer uma nova organização e um empenho muito especial. Parabenizo nossos jovens pela passagem do Dia Nacional da Juventude e aos nossos religiosos por este rico e abençoado trabalho e comprometimento. Que Deus abençoe a todos!

COMUNICADOS:

  • Nesta semana, entre os dias 24 e 25 de outubro acontecerá na Cidade de Guarantã do Norte, MT, o encontro dos religiosos abaixo dos 12 anos de votos perpétuos. Dom Wilmar Santin, Bispo da Prelazia de Itaituba, PA, ira assessor um momento de formação com o tema: Missão do Religioso na Igreja.
  • No dia 29 de outubro acontecerá na sede da Província em Castro a reunião dos Formadores, nos dias 30 e 31 a reunião do Conselho Provincial e no dia 01 de novembro acontecerá à reunião dos Diretores Executivos das Obras Sociais e Educacionais. Todas acontecerão na sede Provincial em Castro, PR.
  • Lembro aos religiosos acima dos 12 anos de votos perpétuos que o Encontro será entre os dias 05, 06 e 07 de novembro em Matinhos, PR. Vamos nos organizando para participar deste importante momento.

 

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 22, Segunda-Feira, Pe. Paulo Oldair Welter, Mestre de Noviços e Conselheiro Provincial, residente no Noviciado Nossa Senhora do Carmo, em Ponta Grossa, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de Nossa Senhora do Carmo.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de “São João Paulo II”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,  
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...