Reforçar em nós a esperança

Reforçar em nós a esperança

Na caminhada da vida não podemos perder a esperança, nem desanimar diante das dificuldades e dos desafios. Deus atende o grito dos pobres.


29 Ottobre 2018 alle 06h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


Na caminhada da vida não podemos perder a esperança.

2018 “ANO NACIONAL DO LAICATO” 
Encerramento do Mês Missionário e Mês do Rosário
Dia 02/11 – Dia dos Fiéis Falecidos 

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis! 

Chegamos ao ultimo domingo do mês de outubro e nos aproximamos do final do “Ano Litúrgico 2018”. Agradecemos a Deus por todos os momentos celebrativos que tivemos e pelo “Sínodo dos Bispos” que encerra-se neste domingo, esperando que o resultado seja muito rico no campo da fé e do discernimento vocacional, trazendo luzes aos nossos jovens e os ajudando a escolher e viver melhor sua vocação. Como Província Cavanis tivemos momentos fortes de fé e encerraremos o mês com nossas importantes reuniões dos Formadores, Conselho Provincial, Diretores e Economia. 

Também neste domingo dia 28 de outubro nosso Brasil terá seu novo Presidente da República. Mesmo que por vezes não gostamos de falar deste assunto, somos cidadãos e também lutamos em defesa da vida do nosso povo. Independente de quem será eleito sabemos que teremos uma grande luta pela frente e precisamos contar mais do que nunca com a graça de Deus e com a proteção materna da Mãe Aparecida. Já o período eleitoral foi marcado por muita violência física, moral e psicológica, tendo as Redes Sociais como meio destes ataques. Que os perigos e ameaças do mundo virtual não se concretizem no mundo real. 

As leituras deste domingo querem reforçar em nós a esperança. Na caminhada da vida não podemos perder a esperança, nem desanimar diante das dificuldades e dos desafios. Deus atende o grito dos pobres. Não podemos parar de gritar, mesmo que as lagrimas do desanimo e do desespero estão caindo. É isto que noz diz a primeira leitura do Profeta Jeremias. Toda mistura de sentimento de abandono e de dor, de esperança e alegria, está presente no episódio do evangelho. É o ultimo milagre de Jesus no Evangelho de Marcos. Bartimeu é o símbolo da exclusão. Ele é o mendigo cego, vivendo fora do caminho, mas não se entrega. Quando escuta que Jesus está passando, ele grita forte, pedindo atenção e salvação. As pessoas que seguem Jesus procuram abafar o grito do pobre que suplica. Porém, Jesus não fica impassível diante do sofrimento e da dor do pobre e do pecador: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”. Diante de Jesus Bartimeu pede para ver de novo. Ele se torna o exemplo do verdadeiro discípulo porque rompe com suas seguranças, pede para recuperar a visão. Jesus não diz: “Eu te curei”. Mas disse: “A tua fé te curou”. Jesus quer despertar também em nós o desejo de segui-lo, amá-lo de servi-lo. Como anda a minha fé? No meu sofrimento e solidão a quem grito? Que este evangelho nos leve a uma profunda reflexão e revisão de vida, nossa e do povo brasileiro, que por vezes encontra-se cego e calado diante de tantas injustiças e exclusões. Jesus hoje nos diz: “Coragem, levanta-te” povo brasileiro, religiosos e leigos Cavanis. Não ficamos calados a beira do caminho, mas nos colocamos a caminho como discípulo missionário do Reino. 

COMUNICADOS: 

  • Nesta semana, entre os dias 24 e 25 de outubro aconteceu na Cidade de Guarantã do Norte, MT, o encontro dos religiosos abaixo dos 12 anos de votos perpétuos. Contamos com a participação de todos os religiosos desta etapa e com a presença de Dom Wilmar Santin, Bispo da Prelazia de Itaituba, PA, que deixou a todos uma bela reflexão sobre a vida e a missão dos religiosos presbíteros. Agradecemos imensamente nossos religiosos de Guarantã e da Região Norte, juntamente com todos os leigos pela acolhida e carinho dispensado nestes dias. Obrigado pela participação de todos os religiosos da Província desta etapa, pois demos um forte sinal de que “Somos todos irmãos”.  
  • Nesta semana teremos as varias reuniões na sede provincial em Castro: dia 29, segunda-feira, a reunião dos Formadores e Economia, dias 30 e 31 a reunião do Conselho Provincial e no dia 01 de novembro reunião dos Diretores Executivos das Obras Sociais e Educacionais. Desde já agradeço a presença de todos e contamos com as orações de todos os religiosos e leigos. 
  • Lembro aos religiosos acima dos 12 anos de votos perpétuos que o Encontro será entre os dias 05, 06 e 07 de novembro em Matinhos, PR. Vamos nos organizando para participar deste importante momento. Nesta semana enviarei no e-mail de cada um o cronograma do encontro. 
  • Lembro também que entre os dias 12 a 16 de novembro haverá na Itália a ultima reunião do ano do Conselho Geral. Desde já colocamos em nossas orações e peçamos sempre pela missão e unidade da nossa Congregação. 
  • Lembramos neste Dia 02 de novembro de todos os nossos confrades, familiares, amigos e benfeitores falecidos. Que recebam de Deus a vida eterna.

 

 ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 01/11, quinta-feira, Pe. Vandir Santo Freo, Reitor da etapa da Filosofia, residindo no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR. 

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade. 

 

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente,   
Pe. Edemar de Souza - Provincial

 

 






Scrivi il tuo commento...