Início a mais uma edição da BOA SEMANA

Início a mais uma edição da BOA SEMANA

Ela tem a finalidade de levar aos religiosos e leigos uma mensagem com temas variados e também comunicar aquilo que seja de interesse de todos...


06 Gennaio 2019 alle 08h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


3C

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 06 – SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR – Dia 07 – INÍCIO DO ENCONTRO FRATERNO 2019

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com imensa alegria e gratidão dou início a mais uma edição da BOA SEMANA, com a Boa Semana 2019. Ela tem a finalidade de levar aos religiosos e leigos, preferencialmente a cada domingo, uma mensagem com temas variados, como também comunicar aquilo que seja de interesse de todos, como lembrar os aniversariantes de vida e de ordenação. Idealizada pelo Pe. José Viani a mais de 18 anos atrás, no seu primeiro mandato de provincial, ela foi levada em frente pelos provinciais que o sucederam. Neste ano de Ação de Graças pelos 50 anos de presença Cavanis do Brasil, desejo que a Boa Semana possa melhorar nossa comunicação e criar comunhão fraterna entre religiosos e leigos, pois “somos todos irmãos” (Mt 23,08).

Neste domingo a Igreja celebra solenemente a “EPIFANIA DO SENHOR”, sua manifestação gloriosa ao mundo por meio dos Reis Magos. Vindo de terras longínquas e diferentes, guiados pela Estrela, eles trouxeram e ofertaram seus presentes: ouro, incenso e mira, reconhecendo naquela criança a Realeza, a Divindade e a Humanidade: Rei, Deus e Homem. Deus veio para todos e todos podem servir a Deus nas suas culturas e a Igreja e nossa Congregação não pode se apoiar numa única cultura, pois empobrece o mistério da salvação. Nós Cavanis, somos uma só Família, mas vivemos em quatro Continentes. Esta diversidade de culturas nos enriquece e precisamos saber acolher, respeitar e amar todas as culturas. Avisados pelo anjo os reis magos votaram por outro caminho. Não podemos ter medo das mudanças, desde que sejam fundamentadas no Evangelho e na vontade amar e servir os mais necessitados.

Neste ano de Ação de Graças também queremos proclamar Jesus ao mundo com nossa alegria de ser Cavanis e nosso comprometimento pela causa das crianças, adolescentes e jovens. São 50 anos de Brasil, todos dedicados ao serviço do nosso Carisma que se faz presente nas paróquias, seminários, nas obras sociais e educacionais. Somos chamados a ser Cavanis todo dia e o dia todo. Não importa qual atividade exercemos, em todas elas somos chamados a viver a paternidade divina, na gratuidade e na confiança, pois “Sola in Deo Sors”, somente em Deus nossa confiança. Que em nosso “Encontro Fraterno 2019” possamos dar testemunho deste amor e vive-lo como verdadeiros irmãos, na gratidão pelo passado e com esperança no futuro.  

 

Entre os dias 22 a 27 de janeiro acontecerá a Jornada Mundial da Juventude no Panamá. O tema da JMJ será “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Mesmo não participando diretamente deste evento mundial da juventude, como Cavanis não podemos ficar indiferentes. Queremos acompanhar com nossas orações e torcida para que seja um momento abençoado e inspirador do encontro do Papa Francisco com os jovens do mundo inteiro. Colocamos em nossas orações e motivamos os jovens das nossas comunidades a estar em sintonia nestes dias, mesmo que no começo da Jornada estaremos quase encerrando nosso encontro.

COMUNICADOS:

- Já estão chegando os religiosos estudantes para nosso “Encontro Fraterno 2019”. Nesta segunda-feira, com o jantar às 19h, daremos inicio ao Encontro Fraterno neste “Ano de Ação de Graças” pelos 50 anos de presença Cavanis no Brasil. Participarão também alguns Formadores para acompanhar e alguns religiosos perpétuos para fazer o retiro pregado por Dom Paulo, Monge Beneditino. Acompanhamos com nossas orações.

- No sábado, dia 12 de janeiro, estaremos acolhendo o Pe. Piero Fietta, Superior Geral, em nossa Província. Neste dia será concluído o retiro anual dos religiosos estudantes e noviços, e terá o Ingresso ao Noviciado de João Paulo da Silva Gomes e Rafael de Oliveira Dantas, tendo como mestre o Pe. Tadeu Biasio. Também haverá neste dia a renovação dos votos dos religiosos temporários. Acompanhamos com nossas orações.

- No dia 14 de janeiro, segunda-feira, serão acolhidos os religiosos perpétuos com o jantar às 19h e neste dia haverá a Assembleia dos religiosos estudantes e noviços com assessoria do Pe. Edemar de Souza.

- No dia 19 de janeiro, sábado, às 19h, haverá a Primeira Profissão Religiosa dos nossos Noviços: José Barbosa, Diego da Silva Rego, Adriano de Souza e Leonardo de Paula na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR. E no dia 20, domingo, às 09h, missa de abertura do Ano de Ação de Graças na Matriz Sant`Ana de Castro.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...