Décimo comunicado de imprensa do 35º Capítulo Ordinário Ordinário da Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis

Décimo comunicado de imprensa do 35º Capítulo Ordinário Ordinário da Congregação das Escolas de Caridade - Instituto Cavanis

Morlupo (Roma), segunda-feira, 29 de julho - 2019
25 Luglio 2019 - Di 3C



Padre Manoel Rosalino Pereira Rosa, Superior Geral.

O Capítulo Geral, depois de muitos dias de trabalho e preparação, pode fazer um grande anúncio: o superior geral escolhido por este capítulo. Depois da solene missa votiva do Espírito Santo, presidida por Pe. Giuseppe Leonardi, depois de mais uma manhã de oração. e aposentadoria e após a peregrinação de ontem, é o

Padre Manoel Rosalino Pereira Rosa

Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa nasceu em Bocaiúva, no norte do Estado de Minas Gerais (Brasil) em 17 de abril de 1976, e portanto tem 43 anos;  filho de Geraldo e Maria Helena;  é o intermediário entre dez irmãos e irmãs. Ele também é um "bom mineiro", como ele se define em um recente testemunho (em tom de brincadeira). Aos 13 anos, em fevereiro de 1990, ingressou no seminário Cavanis de Castro. Sua vocação na época já sentia, mas foi confirmada ao conher os padres Cavanis quando, Pe. Vandir Santo Freo e Pe. Giovanni De Biasio apareceram em Bocaiúva, em julho de 1989, para preparar a ordenação presbiteral de Pe. João Ferreira. Em Castro havia então 70 seminaristas, crianças e adolescentes, e o reitor era Pe. Irani Luiz Tonet. Havia também Antônio Elcio Aleixo e Irmão Wenceslau Kluczkowski, Pe. Livio Donati e Pe. Guerrino Molon; e Pe. Pietro Fietta no Cenáculo Cavanis.

Continuou sua preparação em Ponta Grossa com o ano do noviciado (1994) e com a filosofia (1995-97), seguindo os cursos do IFITEME (Instituto de Filosofia e Teologia, Mater Ecclesiae; 1992-94), depois em Belo Horizonte (Minas Gerais). Realizou os estudos teológicos na ISTA (Instituto S. Thomas de Aquino, 1998-2001).

Ele fez seus primeiros votos com profissão temporária em Ponta Grossa em janeiro de 1995 e o perpétuo em janeiro de 2000 em Castro (Paraná); Foi ordenado sacerdote em Bocaiúva (MG) em 13 de outubro de 2001.

Portanto, P. Manoel pertence, como fonte, à parte territorial do Brasil, onde desempenhou vários deveres pastorais, entre os quais: foi pastor da paróquia de Cristo Rei em Realeza (2002-2005); em Uberlândia (2005-06), e depois por pouco mais de seis meses também foi pároco na paróquia da Imaculada Conceição, em Belo Horizonte (MG) (2007). Como diácono, serviu também brevemente na paróquia de Belo Horizonte, Santa Maria Mãe de Misericórdia (2001).

Sua vida mudou dramaticamente em outubro de 2007, quando, em memória de São Francisco, precisamente em 4 de outubro de 2007, a pedido do Superior Geral, Pe. Alvise Bellinato, tendo dado sua disponibilidade, chegou a Kinshasa, na República Democrática do Congo-RDC, e se juntou ao padre Giuseppe Leonardi. Lá, ele forneceu valiosa ajuda na formação desde o início, primeiro assumindo a formação de aspirantes e postulantes, então, desde 2009, a direção do corpo estudantil filosófico e teológico, que ele ainda dirige; como tesoureiro da Delegação (desde 2010); e depois, desde 17 de fevereiro de 2014, ele também assumiu a posição de superior da Delegação Congolesa.

Padre Manoel tem servido o povo de Deus, a juventude e a congregação em Kinshasa há quase 12 anos, em um ambiente que é tudo menos fácil. Ele testemunhou algumas guerras e movimentos políticos e policiais, ataques de malária e muito mais. Sob seus cuidados, os seminários da Cavanis no Congo continuaram a se desenvolver e florescer.

Pe. Manoel, além de seus estudos filosóficos e teológicos, obteve sua licença em Missiologia, obtida no Instituto de Ciências da Missão ISEM - St. Eugène de Mazenod em Kinshasa.

Ele atuou como conselheiro geral de 2007 a 2013.

Amanhã, procederemos às eleições dos quatro conselheiros gerais.

Em meio a esta momento especial agradecemos ao Pe. Pietro Antonio Fietta por ter estado a serviço por 18 anos (ter assumido por três vezes o serviço de Superior Geral) colaborando com o governo da Congregação de forma tão brilhante e afetuosa. Possa o Senhor Deus compensa-lo e abençoa-lo  sempre.


Capitolo Generale: religiosi ...guidati dalla Parola e dallo Spirito Santo per attuare un sempre rinnovato servizio ai fratelli Capitolo Generale: religiosi ...guidati dalla Parola e dallo Spirito Santo per attuare un sempre rinnovato servizio ai fratelli




Preposito General Padre Manoel - #Português







Scrivi il tuo commento...