Comunicado (31 Julho)

Comunicado (31 Julho)

Morlupo (RM), segunda-feira
25 Luglio 2019 - Di 3C



P. Giuseppe Leonardi apresentou os capitulares e lançou um novo livro: “História do Instituto Cavanis - Congregação das Escolas de Caridade (1772-2019)”.

Depois da celebração da Eucaristia, presidida em italiano pelo Pe. Ciro Sicignano, retomamos o trabalho de reedição parcial e aprovação do documento final do Capítulo Geral, obra que se realiza em sessão plenária. O esboço do documento segue com as quatro partes tradicionais, correspondendo também aos grupos de trabalho: 1) Vida Religiosa; 2) Vocação e Formação; 3) Vida pastoral e carisma, especialmente em educação e exercícios espirituais; o texto também contém uma seção sobre a formação dos leigos cavanis; 4) Governo e administração.

A base deste trabalho foi o esboço do resumo preparado pela comissão para redigir o documento. O trabalho preciso de esculpir o texto por meio de emendas foi feito oralmente, com intervenções muito breves com tradução simultânea; As alteraçoes e propostas foram subseqüentemente votadas individualmente de forma escrita. Todo esse trabalho para corrigir o rascunho do texto para levá-lo à versão final foi feito pelo Pe. Alvise Bellinato, moderador do dia, no computador, com o texto projetado em uma tela grande, com todos os documentos apresentados no capítulo. No final, o documento foi votado, também por indicação com as mãos e aprovado por unanimidade (24 votos em 24).

Posteriormente, a comissão dos três revisores escolhidos pelos capitulares apresentou o relatório escrito sobre o relatório econômico do sexênio (2013-2019) apresentado ao capítulo dias atrás pelo tesoureiro geral Pe. Irani Luiz Tonet.

Subsequentemente, os seguintes documentos, cartas e mensagens são escritos:

1. Ao Papa Francisco;

2. Para os religiosos Cavanis e os leigos;

3. Aos jovens;

4. À Madre Lourdes Colombo, Superiora Geral do Instituto Pio do Santo Nome de Deus (Irmãs Cavanis);

5. Ao superior da associação Associação Jesus Good Sheperd;

6. Para a família Calasanziana.

Mais tarde, após um breve intervalo, o P. Giuseppe Leonardi apresentou os capitulares e lançou um novo livro: “História do Instituto Cavanis - Congregação das Escolas de Caridade (1772-2019)”. O trabalho, que produziu em 13 anos de trabalho junto ao arquivo histórico, e experiência pessoal vivida junto ao Instituto Cavanis, tem:

Páginas 1.542;
Palavras 1.086.567;
Notas de rodapé 7.094.
Um número enorme de tabelas de dados e representação gráfica.

O livro é impresso temporariamente e foi encadernado em duas cópias, com uma capa elegante, para mostrá-lo aos capitulares, após uma nova revisão, e a adição de datas, dados, fatos fornecidos ao autor por vários padres capitulares, ficara a disposição do Superior Geral e toda Congregação.

Após a apresentação do livro, o secretário Pe. Giuseppe Moni lê a ATA e os capitulares corrigem e aprovam os últimos detalhes.

Com isso, a reunião do penúltimo dia do capítulo é concluida. Amanhã, 1º de agosto, terminará com as Laudes e depois com a solene concelebração final, que será realizada na capela do Bom Pastor, às 10 horas.

A todos e a todos os visitantes deste lugar de Cavanis, as calorosas saudações de todos os padres capitulares do 35º Capítulo Geral Ordinário do Instituto Cavanis e, em particular, desta comunicação e comissão de imprensa.






Scrivi il tuo commento...