Celebramos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu e o dia da Vida Religiosa Consagrada

Celebramos a Assunção de Nossa Senhora ao Céu e o dia da Vida Religiosa Consagrada

Maria: modelo para todos os consagrados.


18 Agosto 2019 alle 13h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza - Provincial


Arquivo.

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
AGOSTO – MÊS VOCACIONAL / Dia 18 – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA / Dia da Vida Religiosa Consagrada / Dia 22 – Nossa Senhora Rainha / Dia 23 – Santa Rosa de Lima / Dia 24 – São Bartolomeu, Apóstolo

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

À luz do mês vocacional, neste domingo dia 18, a Igreja celebra solenemente a Assunção de Nossa Senhora ao Céu e o dia da Vida Religiosa Consagrada. Maria é também modelo para todos os consagrados. Assim como Maria acolheu no seu ventre o Verbo Encarnado e seguiu radicalmente os passos do seu Filho, assim o consagrado é chamado ao seguimento radical de Cristo dentro de uma Congregação ou Instituto, vivendo de forma pobre, casta e obediente a exemplo do próprio Jesus.

A Assunção de Nossa Senhora nos faz compreender a plena redenção de toda a humanidade de Jesus. Maria é a nova Eva que responde com intensidade ao amor de Deus, gerando um novo Adão, Jesus, o Redentor da humanidade. A festa da Assunção de Maria deve nos alegrar muito, pois, além de ver seu exemplo de disponibilidade às coisas de Deus, o que devemos também estar disponíveis, ainda sabemos que temos uma Mãe Bendita que nos fortalece no caminho para a eternidade. Maria nos dá sem cessar seu auxilio maternal, como Mãe de Cristo e da Igreja. Jesus sobe ao Céu (ascensão) e Maria é levada ao Céu (assunção), mas ambos não abandonaram a nossa humanidade. Permanecem sempre conosco, razão e sustento da nossa missão.

O primeiro âmbito do nosso 35º Capítulo Geral foi: “A vida consagrada Cavanis”. Os religiosos capitulares dedicaram longo tempo de reflexão encima neste primeiro âmbito, pois dele dependem os demais âmbitos. Se a nossa vida consagrada não for segundo o evangelho e o coração de Jesus não estaremos vivendo de forma coerente e fiel a nossa vocação consagrada. Além do mais, nossos Fundadores nos deixaram um rico e profundo legado sobre como viver a vida consagrada, a fraternidade, os conselhos evangélicos e a fidelidade ao Carisma. Basta recordarmos em nossa memória e voltarmos às nossas fontes e iremos perceber a riqueza de escritos sobre todos os âmbitos da nossa vida consagrada Cavanis. Bebamos em nossas fontes.

Aproveito neste momento para parabenizar todos os religiosos da nossa Congregação, pois “somos todos irmãos” (Mt 23,8). De maneira muito especial parabenizo os religiosos da nossa Província, tanto os religiosos perpétuos como os religiosos temporários. Estendo também estes votos aos que se preparam para se consagrarem em nossa Congregação. Lembro a todos que antes de sermos sacerdotes, diáconos, somos religiosos consagrados e esta é a nossa maior e primeira identidade. Que possamos recordar as palavras do Papa Francisco: “Onde estão os religiosos, existe alegria”.  Geralmente os religiosos Cavanis são conhecidos como religiosos alegres, entusiastas. Não poderia ser diferente para quem têm o Carisma de trabalhar com as crianças, os adolescentes e os jovens. Parabéns a todos os religiosos pela passagem do Dia dos Religiosos e que possam viver com alegria e fidelidade a vocação recebida.

  COMUNICADOS:

  • Lembro que entre os dias 26 a 30 de agosto acontecerá o encontro dos Religiosos abaixo dos 12 anos de votos perpétuos da Província, em Pernambuco. Desejo que todos possam se organizar para participar deste importante momento de partilha, estudo, oração e confraternização.
  • Convido todos a viver intensamente o mês de agosto, mês vocacional, promovendo os encontros vocacionais em toda a Província e participando das iniciativas das nossas Igrejas Particulares, tendo em vista o projeto “Cada comunidade uma nova vocação”. Neste domingo acontece a festa do postulantado no Cenáculo Cavanis de Castro, PR.
  • Colocamos o tio do Pe. Paulo Oldair Welter, o Sr. Augusto Steffens que faleceu nesta sexta-feira em Centro Novo, PR, e foi sepultado neste sábado. Que Deus conceda o descanso eterno ao seu Augusto e o conforto aos seus familiares.
  • Colocamos também em nossas oração o pai do Pe. Tadeu Biásio, o Sr. Pedro Biásio, que está muito debilitado em sua saúde. Que Deus lhes conceda o dom da saúde e fortaleça seus familiares.
  • Nosso Superior Geral, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa chega à nossa Província no dia 26 de agosto. Passará alguns dias com seus familiares e depois visitará algumas comunidades religiosas, a saber: dias 02 a 04 de setembro em Uberlândia, MG; dias 05 a 07 em Maringá, PR, e dias 08 a 12 em Ponta Grossa e Castro, PR. Provavelmente também passará em outras comunidades no transcurso de sua viagem. Acolhemos com muita alegria a primeira visita do novo Superior Geral em nossa Província.  Rezamos por ele e por seu conselho.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Santa Rosa de Lima, da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...