Que tal se tornar um Cavanis?!

Que tal se tornar um Cavanis?!

ESTÁGIOS VOCACIONAIS. Serão todos no mesmo final de semana: dias 06, 07 e 08 de dezembro em Realeza-PR, Castro-PR e Novo Progresso-PA.


18 Novembre 2019 alle 06h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza - Provincial


3C

2019 “ANO DE AÇÃO DE GRAÇAS”
Dia 18- Dedicação da Basílica de São Pedro e São Paulo / Dia 21 – Apresentação de Nossa Senhora / Dia 22 – Santa Cecília

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao penúltimo domingo do ano litúrgico 2019 e nos preparamos para a solenidade de “Cristo, o Rei do Universo”. Unimo-nos com toda a Igreja universal que se prepara para o encerramento litúrgico e unimo-nos também com nossa Paróquia Cristo Rei de Realeza que celebra solenemente a novena e a festa de Cristo Rei. Momento particular da graça de Deus é poder chegar ao final de mais um ano e perceber as maravilhas divinas e a graça na vida da Igreja e de todas as nossas comunidades. Para nós Cavanis, em particular, o ano jubilar, o ano de ação de graças.

Jesus disse: “Meu Pai trabalha sempre e eu também trabalho”. Assim acontece com a Igreja. Encerra-se um ciclo e inicia-se outro. Não tem parada, não tem férias. Porém, somos humanos e necessitamos de descanso. Agradeço a Deus por mais um ano letivo dos nossos religiosos de filosofia e teologia. Nesta semana encerra-se o ano letivo para os estudantes de filosofia e na próxima semana encerra-se o ano letivo para os religiosos de teologia, com as devidas formaturas, estágios vocacionais e visita às famílias e as comunidades. Que Deus abençoe estes momentos na vida dos nossos religiosos e seminaristas. Acompanhamos com nossas orações.

Chamo atenção aos nossos ESTÁGIOS VOCACIONAIS. Serão todos no mesmo final de semana: dias 06, 07 e 08 de dezembro em Realeza-PR, Castro-PR e Novo Progresso-PA. Os demais lugares e comunidades são chamados a encaminhar os adolescentes e jovens a fazer esta experiência, especialmente aqueles que foram acompanhados ao longo do ano. Lembro também no próximo ano teremos algumas mudanças de formadores em algumas etapas da formação. Estamos dialogando e encontrando os melhores caminhos para nossa formação. Desde já nosso muito obrigado a todos os formadores que mais um ano se dedicaram a formação, este trabalho continuo e extremamente necessário para o futuro dos nossos religiosos, a conservação do Carisma e a existência da Congregação. Sem vocações aos poucos vamos morrendo, mas graças a Deus temos muita esperança na Congregação. Rezamos ao Dono da Messe pedindo o dom das vocações e façamos a nossa parte de acompanhar e fazer o melhor por elas. Lembro, é tarefa de todos trabalharem pelas vocações, não é tarefa apenas dos formadores ou equipe de formação. Contamos também com a colaboração e o trabalho dos leigos.

Finalizo esta Boa Semana com um pensamento do evangelho deste domingo que nos convida a confiar, vigiar e permanecer firmes diante das perseguições e provações: “Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida” (Lc 21, 17-19). Que Deus nos fortaleça diante das incompreensões e perseguições, sejam elas de dentro, sejam elas de fora. O convite é permanecermos firmes por cauda de Cristo e por causa do seu evangelho.

  COMUNICADOS:

  • Encerra-se neste domingo o encontro da juventude Cavanis de Uberlândia, Ponta Grossa e Castro na Família religiosa Mãe da Divina Graça. Está sendo um momento de graça dentro deste ano jubilar e na perspectiva de colocar em prática as orientações pós capitulares sobre o trabalho juvenil. Agradecemos esta iniciativa e reafirmamos nosso compromisso com as juventudes. Como encerramento deste encontro, neste domingo, às 08h, Pe. José Amilton agradece a Deus pelos seus 10 anos de sacerdócio na Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta grossa, PR.
  • Está acontecendo à novena de Cristo Rei em Realeza em comemoração a festa do Padroeiro. Rezamos por nossos religiosos e por toda a comunidade e nosso Seminário que se alegram neste momento festivo.
  • Rezamos pelo Diácono Jeiner Alí Pretel Moreno da Região Andina que será ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro em Bogotá, Colômbia. Unimo-nos em oração a ele, sua família e a toda Região Andina.
  • Neste dia 22 de novembro acontecera no Centro Cultural Queimadas de Ortigueira uma belíssima apresentação a partir das 19h, com danças e musicas típicas de todas as partes territoriais da Congregação em comemoração aos 50 anos de presença Cavanis no Brasil. Quem puder é convidado a se fazer presente.
  • Lembro-vos das matérias para a nossa Revista Cháritas 2019-2020. Conto com a colaboração de todos.
  • Agradecemos a Deus a ratificação do Pe. Jorge Luiz de Oliveira, pelo Superior Geral e seu Conselho, como novo Conselheiro Provincial e como Mestre da Filosofia para o próximo ano de 2020. Que Deus abençoe sua disponibilidade e desejamos a ele um abençoado trabalho junto ao conselho e à formação.   
  • Agradecemos e parabenizamos a ratificação e aprovação aos votos perpétuos e ao Diaconato do Religioso Ademar Aparecido Silva dos Santos. Que Deus lhe conceda serenidade neste momento particular da graça de Deus em sua vida. Acompanhamos com nossas orações.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 21, quinta-feira, Pe. Adriano Sacardo, Pároco da Paróquia Cristo Rei de Realeza, PR.

- Dia 22, sexta-feira, Religioso Hugo Morais Bergamasco, religioso estudante de filosofia residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde com as bênçãos de Deus neste Ano Jubilar.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...