Com a quarta-feira de cinzas damos início à nossa caminhada quaresmal

Com a quarta-feira de cinzas damos início à nossa caminhada quaresmal

O tema da Campanha da fraternidade 2020 é tFraternidade e vida: dom e compromisso.


23 Febbraio 2020 alle 12h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Pe. Edemar de Souza, Provincial


Imagem do cartaz da CF 2020.

BOA SEMANA, CAVANIS!
Nº 08 – 202020
7º Domingo do Tempo Comum - Final de Semana de Carnaval
Dia 26 – Quarta-feira de Cinzas / CF - “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos no final de semana de carnaval e preparando-nos para viver plenamente o tempo da quaresma, com início nesta quarta-feira de Cinzas. Quando falamos de Carnaval, como Cavanis, lembramos que em Veneza as folias de carnaval eram e ainda são muito tradicionais, com suas famosas máscaras e fantasias. Ainda mais, foi num dia de Carnaval que o jovem Marcos Cavanis, deixando uma promissora carreira na Secretaria da República de Venena, deixou tudo, vestiu a batina, e seguiu os passos do seu irmão, Pe. Antônio Ângelo Cavanis, para amar a Cristo, acima de tudo, e amar as crianças, os adolescentes e os jovens. Que esta firme atitude do jovem Marcos nos ajude em nossas decisões, intercedendo também nas decisões das nossas juventudes.

O tema central da liturgia deste domingo gira em torno da SANTIDADE. Na primeira leitura já nos vem este convite: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo” ( Lv 19,2). Ainda acrescenta: “Não tenhais no coração ódio contra teu irmão; ...amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19, 17-18). É Deus mesmo que nos fornecem as pistas para vivermos nossa santidade; criando relações fraternas e solidárias entre as pessoas e amando o próximo como a si mesmo. Paulo, aos Coríntios, nos exorta: “Acaso não sabeis que sois o santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? Se alguém destruir este santuário Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo e vós sois este santuário” (1 Cor 3,16-17). Cuidamos do nosso corpo e do corpo dos outros; eles não são objetos, mas santuários de Deus.

Com a quarta-feira de cinzas damos início à nossa caminhada quaresmal rumo à Pascoa do Senhor e faremos abertura da Campanha da fraternidade 2020, com o tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). A Campanha da Fraternidade vem nos ajudar a viver concretamente o apelo da quaresma, especialmente o APELO À CONVERSÃO, com as praticas da oração, do jejum e da esmola. São quarenta dias que a Igreja nos possibilita fazer uma verdadeira experiência de Deus através de celebrações, caminhadas penitenciais, vias-sacras, confissões e tantas outras práticas e devoções próprias de cada cultura. Motivo todos a vivê-la de forma intensa, juntamente com nosso povo, seguindo a Cristo até o Calvário, passando pela experiência da morte para chegar à glória da Ressureição: “Se com Cristo morremos, com Ele ressuscitaremos” (Rm 6,8). Também motivo a falarmos com convicção e propriedade da Campanha da Fraternidade, especialmente neste tempo em que a vida está tão ameaçada. Não apenas a vida humana, mas a vida do Planeta, nossa “casa comum”.

Ao receber as Cinzas, ouviremos: “Convertei-vos e crede no evangelho”. Será o grande apelo ao longo da quaresma, o apelo à conversão. Às cinzas, além de ser sinal de penitência e conversão, lembra a nossa finitude: “Do pó viemos, ao pó voltaremos”(Gn 3,19).  Não é sinal de fracasso, mas de plenitude; pois a matéria é finita e seremos transformados naquele que nos criou.

  COMUNICADOS:

  • Agradecemos a Deus pela reunião do Governo Geral em Roma, nesta semana passada, e que as decisões tomadas possam ser acatadas e muito bem sucedidas para a união e o crescimento vocacional e carismático da nossa Congregação.
  • Neste dia 20 de fevereiro tivemos a abertura oficial do Postulantado 2020 no Cenáculo Cavanis de Castro com a presença de cinco postulantes. Que Deus abençoe esta caminhada, juntamente com o Pe. Tadeu Biásio, o religioso Herve Koto, com auxilio dos religiosos da Família Religiosa Mãe da Divina Graça.
  • Rezamos por todos aqueles que nestes dias de carnaval aproveitam o tempo para fazer retiro, experiências de Deus, dentre eles uma multidão de jovens, muitos deles das nossas paróquias e comunidades.
  • Rezamos pelos confrades e familiares idosos, enfermos e por aqueles que pedem nossas orações.

ANIVERSARIENTE DE VIDA:

- Dia 27, quinta-feira, Pe. José Amilton Gomes dos Santos, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus neste período em que se recupera de alguns problemas de saúde.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial






Scrivi il tuo commento...