Sejamos obedientes, criativos, mas não temerários

Sejamos obedientes, criativos, mas não temerários

Chegou o momento de utilizarmos verdadeiramente as redes sociais a serviço do bem, da vida e da verdade.
05 Aprile 2020 - Di Padre Edemar de Souza, Provincial



Missa celebrada no Domingo de Ramos na comunidade Cavanis de Maringá-PR.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 14 – 2020
Dia 05 – DOMINGO DE RAMOS – “SEMANA SANTA”
CF: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (
Lc 10, 33-34)

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao Domingo de Ramos e com ele damos abertura à Semana Santa. De todas, estas é a semana santa por excelência, na qual reviveremos os principais mistérios da nossa fé: a paixão, a morte e ressureição de Jesus. Para isso, nos preparamos ao longo de quarenta dias, tendo como motivação a CF 2020: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Como foi e como vivenciamos esta Campanha da Fraternidade, em defesa da vida, em nossa realidade pessoal e comunitária?

Jamais imaginávamos que para nós, da Igreja do Brasil, o tema da Campanha da fraternidade sobre a vida, ficasse tão em evidência com o momento da pandemia (Covid-19) que assolou e assola todo nosso planeta. Para cuidar da nossa vida e da vida dos outros, tivemos que nos isolar, ficando em nossas casas, fechando as portas das nossas Igrejas, tomando todas as precauções exigidas pelas organizações de saúde. Criamos um slogan: “Em casa sim, sozinhos jamais”. Pergunto: como estão sendo estes dias para nós, religiosos Cavanis? Penso que para muitos não estão sendo fáceis. Acostumamo-nos com uma vida extremamente agitada, muitas celebrações, reuniões e muitos compromissos na agenda. Hoje entendemos que não somos os salvadores do mundo. Podemos colaborar muito pela salvação, mas é Jesus, o único salvador.    

Mesmo assim, nossa fé e nossa esperança não sucumbiram nestes dias. Mantivemo-nos em pé e precisamos continuar lutando pela vida, pois ela é o dom mais precioso que recebemos de Deus: “dom e compromisso”. No entanto, nesta semana, a Igreja nos convida a voltar nosso olhar ao “Autor da Vida”, aquele que doou a vida totalmente, não reservando nada para si, exclamando no final: “Tudo está consumado”. Seu lema de vida foi: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10). Jesus doou sua vida por todos e pede, a nós Cavanis, que doamos nossa vida pelos irmãos e irmãs, especialmente às crianças, os adolescentes, os jovens, às famílias e os mais carentes e marginalizados da nossa sociedade. Neste momento de pandemia, aumentam ainda mais o número dos sofredores e esquecidos.

Da mesma maneira que fomos criativos ao longo deste período da quaresma e da quarentena, rezando e levando nossos fiéis a rezarem por meios das “redes sociais”, peço esta mesma inspiração e sejamos criativos ao longo da semana santa e da celebração da páscoa. Como já disse nas semanas anteriores, sejamos obedientes aos nossos Bispos e às orientações da CNBB, as quais estão em harmonia com as Organizações de Saúde.

Sejamos obedientes, criativos, mas não temerários. Não colocamos em risco nossa saúde e a saúde do nosso povo. Chegou o momento de utilizarmos verdadeiramente as redes sociais a serviço do bem, da vida e da verdade. Mesmo que não saibamos lidar muito com isso, peçamos ajuda para quem sabe. Se não tiver ninguém que o ajude, reze com sua comunidade, celebre a páscoa com a mesma alegria, intensidade, entrega e amor.  Quem reza e está em comunhão com Deus nunca está sozinho. A santa missa e a liturgia das horas são orações eclesiais e universais. Nelas, rezamos pelo povo e com o povo santo de Deus.

Ressalto a importância de vivenciarmos intensamente o “Tríduo Pascal”. Cada Igreja Particular sempre organizou a missa dos “Santos Óleos”, a confissão dos presbíteros e a renovação das promessas sacerdotais. Desta vez, de maneira geral, não teremos a participação de todo o presbitério de cada Diocese. Porém, isto não impede que façamos neste dia a nossa renovação e reassumamos nosso compromisso com Deus que nos chamou e nos consagrou, com a Igreja que nos acolheu e nos enviou e com os fiéis que nos são confiados como presbíteros e pastores. Desde já parabenizo todos os sacerdotes da nossa Província e da nossa Congregação, agradecendo pelo dom de suas vidas e pelo dom precioso do seu ministério presbiteral. Boa semana santa a todos!

  COMUNICADOS:

  • Como medida preventiva ao Covid-19, estamos analisando a possibilidade ou não de realizar as reuniões províncias no início do mês de maio na cidade de Ponta Grossa. A única reunião confirmada, até o momento, será do Conselho Provincial nos dias 06 e 07 de maio. Porém, tudo vai depender do andamento das medidas preventivas ao longo deste período. Quanto à celebração dos 50 anos de presença Cavanis em Ortigueira foi cancelada, provavelmente será celebrada no mês de julho, na festa de São Pedro.  Aguardamos a confirmação.
  • Em conversa com o Superior Geral nesta semana, louvamos a Deus pelo fato de não termos registo de nenhum contagio em toda a nossa Congregação até o presente momento. Isto não quer dizer que somos “infectáveis” ou que nunca vai acontecer conosco. Agradecemos, sim, a Deus por este dado, mas não vamos achar que isso não possa acontecer com alguém de nós, pensando: “comigo não!”. Vamos nos cuidar, a fim de poder cuidar do outro. Isto é um enorme grande gesto de amor, é viver concretamente nossa Campanha da Fraternidade.
  • Nesta mesma linha de pensamento, em conversa com o Superior Geral e com o Governo Provincial, vivemos em “Estratégia de Guerra”, onde toda a humanidade luta conjuntamente contra com o mesmo inimigo, a pandemia do Covid-19 e suas inevitáveis consequências, especialmente no campo social e econômico, não poupando também as Igrejas e as Instituições em geral. Como Congregação das Escolas de Caridade, estamos juntos neste barco e também fomos atingidos em nossa economia e organização, sejam elas religiosas ou filantrópicas. Sendo assim, nesta próxima semana, o Ecônomo Provincial vai enviar a todos uma carta com algumas medidas que precisamos tomar no tocante à economia e administração dos bens. Algumas dioceses diminuíram pela metade o salário dos padres e as contribuições em geral. Precisamos encontrar os melhores caminhos para enfrentar esta crise mundial, e para isso todos precisamos colaborar. Somos uma única Congregação e toda ela vai precisar de ajuda. Vamos rever nossos gastos e exercitar-nos na solidariedade. Afinal, acompanhamos nestes dias tantos gestos de solidariedade, especialmente entre as pessoas mais simples. Que estes bons exemplos nos ajudem.
  • Agradeço imensamente as varias iniciativas tomadas em nossas paróquias, seminários e obras, sejam nas transmissões online, facebook, etc, sejam no trabalho de caridade e assistências caritativas aos mais necessitados. Que o Espírito Santo inspire a todos nós e mantenhamos unidos nesta tarefa em defesa da vida.

ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 08/04/1984, quarta-feira, Pe. Nelson Luiz Martins, Vigário da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado e frutuoso ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma Semana Santa muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial.






Scrivi il tuo commento...