BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 14 – 2020
Dia 05 – DOMINGO DE RAMOS – “SEMANA SANTA”
CF: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso” – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)
Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!
Chegamos ao Domingo de Ramos e com ele damos abertura à Semana Santa. De todas, estas é a semana santa por excelência, na qual reviveremos os principais mistérios da nossa fé: a paixão, a morte e ressureição de Jesus. Para isso, nos preparamos ao longo de quarenta dias, tendo como motivação a CF 2020: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Como foi e como vivenciamos esta Campanha da Fraternidade, em defesa da vida, em nossa realidade pessoal e comunitária?
Jamais imaginávamos que para nós, da Igreja do Brasil, o tema da Campanha da fraternidade sobre a vida, ficasse tão em evidência com o momento da pandemia (Covid-19) que assolou e assola todo nosso planeta. Para cuidar da nossa vida e da vida dos outros, tivemos que nos isolar, ficando em nossas casas, fechando as portas das nossas Igrejas, tomando todas as precauções exigidas pelas organizações de saúde. Criamos um slogan: “Em casa sim, sozinhos jamais”. Pergunto: como estão sendo estes dias para nós, religiosos Cavanis? Penso que para muitos não estão sendo fáceis. Acostumamo-nos com uma vida extremamente agitada, muitas celebrações, reuniões e muitos compromissos na agenda. Hoje entendemos que não somos os salvadores do mundo. Podemos colaborar muito pela salvação, mas é Jesus, o único salvador.
Mesmo assim, nossa fé e nossa esperança não sucumbiram nestes dias. Mantivemo-nos em pé e precisamos continuar lutando pela vida, pois ela é o dom mais precioso que recebemos de Deus: “dom e compromisso”. No entanto, nesta semana, a Igreja nos convida a voltar nosso olhar ao “Autor da Vida”, aquele que doou a vida totalmente, não reservando nada para si, exclamando no final: “Tudo está consumado”. Seu lema de vida foi: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia” (Jo 10,10). Jesus doou sua vida por todos e pede, a nós Cavanis, que doamos nossa vida pelos irmãos e irmãs, especialmente às crianças, os adolescentes, os jovens, às famílias e os mais carentes e marginalizados da nossa sociedade. Neste momento de pandemia, aumentam ainda mais o número dos sofredores e esquecidos.
Da mesma maneira que fomos criativos ao longo deste período da quaresma e da quarentena, rezando e levando nossos fiéis a rezarem por meios das “redes sociais”, peço esta mesma inspiração e sejamos criativos ao longo da semana santa e da celebração da páscoa. Como já disse nas semanas anteriores, sejamos obedientes aos nossos Bispos e às orientações da CNBB, as quais estão em harmonia com as Organizações de Saúde.
Sejamos obedientes, criativos, mas não temerários. Não colocamos em risco nossa saúde e a saúde do nosso povo. Chegou o momento de utilizarmos verdadeiramente as redes sociais a serviço do bem, da vida e da verdade. Mesmo que não saibamos lidar muito com isso, peçamos ajuda para quem sabe. Se não tiver ninguém que o ajude, reze com sua comunidade, celebre a páscoa com a mesma alegria, intensidade, entrega e amor. Quem reza e está em comunhão com Deus nunca está sozinho. A santa missa e a liturgia das horas são orações eclesiais e universais. Nelas, rezamos pelo povo e com o povo santo de Deus.
Ressalto a importância de vivenciarmos intensamente o “Tríduo Pascal”. Cada Igreja Particular sempre organizou a missa dos “Santos Óleos”, a confissão dos presbíteros e a renovação das promessas sacerdotais. Desta vez, de maneira geral, não teremos a participação de todo o presbitério de cada Diocese. Porém, isto não impede que façamos neste dia a nossa renovação e reassumamos nosso compromisso com Deus que nos chamou e nos consagrou, com a Igreja que nos acolheu e nos enviou e com os fiéis que nos são confiados como presbíteros e pastores. Desde já parabenizo todos os sacerdotes da nossa Província e da nossa Congregação, agradecendo pelo dom de suas vidas e pelo dom precioso do seu ministério presbiteral. Boa semana santa a todos!
COMUNICADOS:
ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:
- Dia 08/04/1984, quarta-feira, Pe. Nelson Luiz Martins, Vigário da Paróquia São Sebastião de Ortigueira, PR.
A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado e frutuoso ministério presbiteral.
Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma Semana Santa muito abençoada, por intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.
Pe. Edemar de Souza, Provincial.