Semana de Oração pela unidade dos Cristãos

Semana de Oração pela unidade dos Cristãos

De maneira muito especial, ressaltamos em nossa vida e na vida da nossa comunidade religiosa e paroquial a necessidade da oração...
25 Maggio 2020 - Di Padre Edemar de Souza, CSCh



3C

BOA SEMANA, CAVANIS!

Nº 21 – 202020

Maio – Mês de Maria / DIA 24 – SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DO SENHOR! – “Semana de Oração pela unidade dos Cristãos” / Dia 26 – São Filipe Neri

 

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Na alegria de celebrarmos a Solenidade da ASCENÇÃO DO SENHOR e a “Semana de oração pela unidade dos cristãos”, festa na qual Jesus sobe ao Céu, mas não se afasta da nossa humanidade, a Igreja é convidada por meio da oração a preparar o PENTECOSTES, na condição de permanecer unida: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar; João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias” (At 1, 4). Acolhamos com alegria estas palavras e colocamo-nos em oração, rezando pela unidade dos cristãos e pela unidade da nossa Província e Congregação.

Assim como os Apóstolos, podemos também nós ficar olhando para o alto, inertes, sem reação, sem inciativas: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como vistes partir para o céu” (At 1,11). A ordem vem do próprio Cristo: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 19-20). Aqui está a ordem de evangelizar e a promessa de que não “ficaremos órfãos”, Jesus estará conosco todos os dias até o final do mundo. Não tenhamos medo, sejamos homens e mulheres destemidos no anuncio do evangelho, mantendo-nos unidos a Cristo e aos irmãos por meio da oração.

De maneira muito especial, ressaltamos em nossa vida e na vida da nossa comunidade religiosa e paroquial a necessidade da oração, de fazermos uma semana intensa de oração pela unidade dos cristãos, unidades das nações, unidade das famílias, unidade da nossa Província e unidade de toda nossa Congregação. Jesus nos alerta, se permanecermos unidos o Espírito Santo virá sobre nós. Caso contrário, não possibilitamos a sua vinda. Sabemos que o Espírito Santo sopra onde quer, tem sua força e sua plenitude. No entanto, precisamos permitir sua ação em nós, possibilitando que ele nos transforme, nos ilumine, nos oriente e nos guie. Quando isso acontece, quando somos inundados e guiados pelo Espírito Santo, nossa vida e nosso agir é muito diferente. Não tem como continuarmos fechados, egoístas, rancorosos, mantendo em nós o “homem velho”, como nos fala o Apóstolo Paulo. Seremos “novas criatura”, renovadas em Cristo, plenificadas pelo Espírito Santo.

- Semana de Oração (SOUC), edição 2020, de 24 a 31 de maio de 2020.

Também neste dia 26 de maio, terça-feira, celebramos o dia de “São Filipe Neri”, santo educador que muito inspirou nossos Fundadores. De temperamento otimista e alegre, mas também determinado, fundou Oratórios que tinham como base a Palavra de Deus, a oração, a caridade e o canto. Isso atraiu muitos jovens. Ele foi um catequista e um guia espiritual de extraordinário talento, infundia alegria, consequência de sua união com Deus. Enfim, foi um santo de alegria contagiante. Nossos Fundadores se inspiram muito em São Felipe Neri e nosso Carisma estão repletos de seus ensinamentos, especialmente a prática da oração, a caridade, a educação, a alegria contagiante, marcas registradas de um Verdadeiro Cavanis.

  COMUNICADOS:

  • Nesta semana que passou tivemos a reunião do Conselho Geral na Itália com muitas partilhas e espírito de comunhão. Desejo que as decisões tomadas sejam acatadas por todos nós, favorecendo a união e a comunhão entre todas as partes territoriais da Congregação.
    VER COMUNICADO ENVIADO ao termino da reunião do conselho geral
      
  • Como fruto da reunião, comunico a aprovação e ratificação do Religioso Aimé Lukumo Kabeya para a ordem do Diaconato. Assim que passar ou acalmar a pandemia estaremos remarcando a data das ordenações diaconais de Ademar Aparecido da Silva Santos e Aimé Lukumo Kabeya.
     
  • Rezamos pelo descanso eterno de seu Sebastião, tio do Ir. Daniel Maciel Domingues, que faleceu nesta sexta-feira em Piraí do Sul, PR, e pelo conforto dos seus familiares.
     
  • Convido todos, religiosos e leigos, a continuar mantendo a calma e espirito de confiança neste momento ainda tão delicado da Pandemia do Covid-19. Aumentam a cada dia o numero de mortos e precisamos continuar nos cuidando para poder cuidar dos outros. Obedeçamos às devidas orientações.

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

-Dia27/05/1995, quarta-feira, Pe. João da Costa Holanda, Vigário e Ecônomo Provincial, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa e Diretor Executivo da Casa do Menor “Irmãos Cavanis”.

A ele nossos mais sinceros parabéns pelos 25 anos de sacerdócio, Jubileu de Prata, que Deus lhe conceda muita saúde e as bênçãos para um frutuoso ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São Felipe Neri, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...