Nossa Congregação tem origem na paternidade Divina

Nossa Congregação tem origem na paternidade Divina

Somos chamados a exercer nossa paternidade junto às crianças e jovens: “Mais pais do que mestres”.
10 Agosto 2020 - Di Fernando Riqueto



3C

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 32 – 2020

AGOSTO – MÊS VOCACIONAL / Dia 09 – Dia dos Pais e “Semana Nacional da Família” / Dia 10 – São Lourenço, Diácono e Mártir / Dia 14 – São Maximiliano Maria Kolbe / Dia 15 – Assunção de Nossa Senhora

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

À luz do mês vocacional celebramos neste domingo o “dia dos pais” e a “Semana Nacional da Família”, com o tema “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15). Esta passagem de Josué é muito linda e significativa também para os dias de hoje, onde diariamente a família precisa optar novamente pelo Senhor. Neste período de pandemia muitas famílias se perderam um pouco, optaram por outros valores, seguiram outros caminhos. Mais do que nunca é momento de despertar, optar pelo Senhor, voltar o coração a Deus e servi-lo acima de tudo. Esta decisão de Josué precisa ser também a decisão de cada um de nós, consagrado ou leigo. Aqui também nos colocamos como Província e Congregação, queremos todos servir o Senhor.

Ao celebrar o “dia dos pais”, antes de tudo, queremos lembrar com muita gratidão dos nossos pais que tudo fizeram para nos educar, amparar e sustentar. Mesmo que hoje vivamos uma realidade mais matriarcal do que patriarcal, a figura do pai é muito importante e necessária para a criação saudável dos filhos e da família. Uma boa parte dos nossos religiosos são filhos de famílias patriarcais, enquanto que outra parte é fruto de famílias matriarcais. Independente da nossa história, se tivemos a oportunidade ou não de conviver com nosso pai biológico ou nutrício, queremos lembrar-se de todos e rezar por todos os pais vivos e falecidos. Que o Pai de Jesus e nosso Pai, único Pai Verdadeiro, por intercessão de São José, intercedam e abençoem todos nossos pais, concedendo saúde, paz e muito amor. Aos pais falecidos, pedimos o descanso e a paz eterna.

Ao lembrar-se do dia dos pais e da semana da nacional da família, à luz do mês vocacional, não tem como não lembrar-se da nossa Congregação que tem origem na paternidade divina e que somos chamados a exercer nossa paternidade junto às crianças e jovens: “Mais pais do que mestre”. Assim fizeram nossos Fundadores e assim somos chamados a fazer. Exercemos como verdadeiros pais a missão de acolher, proteger, educar e promover tantos filhos dispersos a nós confiados em todas as partes do mundo, em quatro continentes. São realidades diferentes, mas a missão é a mesma e precisamos sentir-nos partes de uma mesma família: “A Família Cavanis”. Antes de tudo precisamos nos sentir filhos e irmãos desta família, pois somente assim nosso trabalho Cavanis será frutuoso e eficaz. Pensamos e rezamos sobre isso.

  COMUNICADOS:

  • Rezamos pelos nossos religiosos Ademar Aparecido Silva dos Santos e Aimé Lukumu Kabeya, que no dia 30 de agosto, domingo, às 08h, na Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia, Belo Horizonte, MG, serão ordenados diáconos pelo Bispo Dom Joaquim Mol Guimarães, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A participação será restrita devido à pandemia do Covid-19.
  • Nesta semana, entre os dias 03 a 07 de agosto, aconteceu a reunião do Conselho Geral em Roma, Itália. Envio em anexo as decisões e os comunicados, frutos desta reunião, a fim de tomarmos consciência e rezarmos.
  • Mais uma vez reforço e motivo todos a bem celebrar o mês de agosto, Mês Vocacional. Com os subsídios já enviados procuremos valorizá-los e rezar por todas as vocações, cada domingo celebrando uma vocação especifica.

  

ANIVERSARIENTE DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

- Dia 14/08/2010, sexta-feira, Pe. Adenilson Alves Souza, Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Guarantã do Norte, MT.

A ele os nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e um bom e frutuoso ministério sacerdotal.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de São Maximiliano Kolbe, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Pe. Edemar de Souza, Provincial

 






Scrivi il tuo commento...