Mês Missionário

Mês Missionário

Nossos Fundadores, dedicaram suas vidas inteiramente ao serviço da educação da juventude, especialmente a mais dispersa e desprovida.
12 Ottobre 2020 - Di Padre Edemar de Souza, Provincial



MÊS MISSIONÁRIO 2020.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 41 – 2020

OUTUBRO – MÊS MISSIONÁRIO E MÊS DO ROSÁRIO / Dia 11- “Dies Natalis” do Pe. Marcos Cavanis / Dia 12 – Nossa Senhora Aparecida / Dia 15 - Santa Tereza de Jesus / Dia 16 – Santa Edwiges / Dia 17 – Santo Inácio de Antioquia

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Iniciamos uma semana muito abençoada à luz do mês Missionário e mês do Rosário. Neste domingo, dia 11 de outubro, como Cavanis, celebramos com imensa alegria o Dies Natalis” do Pe. Marcos Antônio Cavanis, chegando aos 167 anos de sua partida para a Casa do Pai. É momento particular da graça de Deus para todos nós que invocamos a intercessão dos nossos Fundadores sobre a nossa Congregação e intensificamos nossas orações a fim de vê-los canonizados pela Mãe Igreja, fazendo parte do cânon dos santos e santas que dedicaram inteiramente suas vidas a Deus e ao seu Reino. No caso dos nossos Fundadores, dedicaram suas vidas inteiramente ao serviço da educação da juventude, especialmente a mais dispersa e desprovida.

É sempre bom lembrar-se das características e virtudes dos Fundadores. Pe. Marcos tinha um temperamento ligeiramente extrovertido, alegre, dinâmico e cativante. Porém, era um homem profundamente justo, coerente e corajoso, arriscando varias vezes sua vida, seja no trabalho na República de Veneza, seja nas várias viagens realizadas a fim de manter e aprovar a Congregação nascente. Desde o início Marcos foi o grande motivador do seu irmão. Eram “duas cabeças mas um só coração”, a exemplo da águia austríaca. Antônio, por sua vez, era mas introspectivo, sereno e harmônico. Um completava outro e ambos tinham uma profunda espiritualidade e um profundo amor para com a juventude, sendo reconhecidos pela Santa Igreja como “Verdadeiros Pais da Juventude”. Que do Céu eles intercedam por nós junto a Jesus e Maria, sua Mãe, aos quais eles sempre mantiveram uma profunda devoção mariana.

Nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, celebramos com imenso amor e devoção a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso imenso e amado Brasil. Neste dia também lembramos a infância brasileira, o “Dia da Criança”. Não apenas o povo brasileiro, mas devotos do mundo inteiro se voltam ao Santuário de Aparecida para venerar a Imaculada Conceição de Maria que surge nas águas do rio Paraíba, trazendo vida, libertação e um novo tempo para o povo brasileiro, especialmente aos negros e empobrecidos, vítimas de toda espécie de escravidão. São mais de trezentos anos de aparição e diariamente aumentam as graças recebidas e os milagres alcançados por sua maternal intercessão. Confiamos a ela o povo brasileiro, os empobrecidos, nossas famílias, nossa infância e nossa juventude.

Também lembro que no dia 15 de outubro, quinta-feira, celebramos Santa Tereza de Jesus e o “Dia do Professor”. Nossa Congregação se chama Congregação das Escolas de Caridade e teve seu início marcado principalmente no trabalho educativo em sala de aula. Muitos dos nossos primeiros religiosos dedicaram quase toda sua vida como professor e se orgulhavam disso. Hoje, nosso trabalho educativo se volta não somente à sala de aula, mas também às obras sociais e tantas outras iniciativas que visa à educação integral da criança, adolescente e jovem. Neste dia parabenizamos todos os nossos professores e educadores Cavanis. São tantos os homens e mulheres que nos auxiliam neste abençoado trabalho educativo. Ainda hoje temos alguns religiosos Cavanis que se ocupam desta tarefa educativa, mas a grande maioria é formada por leigos e leigas as quais dedicamos nossa eterna gratidão e nossos parabéns.

  COMUNICADOS:

  • Estamos no Mês Missionário e o Mês do Rosário. Motivo todos a promover a campanha missionária à nossa Congregação segundo as orientações dadas no e-mail enviado nesta semana a todos os religiosos da Província.   
  • Neste sábado acompanhemos em Assis a canonização do jovem Carlos Acustis que está causando um movimento espiritual nos jovens do mundo inteiro. Pe. Piero frisou muito em sua carta para o mês missionário. À luz do “Dies Natalis” do Pe. Marcos Cavanis, “Verdadeiro Pai da Juventude”, pedimos a intercessão deste jovem santo e dos nossos Fundadores por toda a juventude Cavanis. Lembro que no dia 25 de outubro celebra-se o DNJ, Dia Nacional da Juventude.
  • Em todo o ano editamos nossa Revista Cháritas. Estamos divulgando e recebendo as matérias para sua confecção. Pode ser enviadas no meu e-mail, no e-mail do Fernando Riqueto e do Adriano Roberto. Conto com a colaboração de todos os religiosos e leigos, das nossas obras e das nossas atividades.
  • No dia 08 de novembro, domingo, em Valle Hermoso, Santo Domingo, o religioso andino Júlio Bolívar Rosero Guillén, fará sua profissão perpétua. Rezamos por ele, pela Região Andina e por todos os seminaristas e religiosos formandos da nossa Congregação.

ANIVERSARIANTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 14, quarta-feira, Religioso Marcelo Cardoso dos Santos, estudante de Filosofia, residente no Seminário Mãe das Escolas de Caridade em Maringá, PR.

- Dia 15, quinta-feira, Pe. José Carlos da Silva Leite, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e Diretor Executivo da Casa Cristina Cavanis em Uberlândia, MG.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus à luz do Carisma e da Espiritualidade da nossa Congregação.

 

ANIVERSARIANTES DE ORDENAÇÃO NA SEMANA:

Dia 11/10/2008, domingo, Pe. Marcio Campos da Silva, Pároco da Paróquia São José de Vila palmeira e Reitor da Casa Clamor Cavanis “Ir. Aldo Menghi” de São Paulo, SP.

Dia 12/10/1987, segunda-feira, Pe. Tadeu Biásio, Diretor do Cenáculo Cavanis de Castro, PR, e responsável pela etapa do postulantado.

Dia 13/10/2001, terça-feira, Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa, Superior Geral da nossa Congregação, residente em Roma, Itália.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um abençoado ministério presbiteral em favor do Carisma e Missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “Nossa Senhora Aparecida”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

PADRE EDEMAR DE SOUZA, PROVINCIAL






Scrivi il tuo commento...