94ª Jornada Missionária Mundial

94ª Jornada Missionária Mundial

"A missão é resposta livre e consciente ao chamado de Deus".
19 Ottobre 2020 - Di 3C




BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 42 – 2020
OUTUBRO – MÊS MISSIONÁRIO E MÊS DO ROSÁRIO / Dia 18 – Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária / Dia 22 – São João Paulo II / Dia 24 – Santo Antônio Maria Claret

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

A luz do mês Missionário e do mês do Rosário, neste domingo, dia 18 de outubro, a Igreja celebra a 94ª Jornada Missionária Mundial com o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária. Papa Francisco escreveu uma bela mensagem para este dia que já foi enviada no e-mail pessoal, com o tema do mês de outubro: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Diz-nos o Papa: “A missão é resposta livre e consciente ao chamado de Deus. Mas este chamado só podemos sentir quando vivemos numa relação pessoal de amor com Jesus vivo na sua Igreja. Perguntemo-nos: estamos prontos a acolher a presença do Espírito Santo na nossa vida, a ouvir o chamado à missão, quer no caminho do matrimónio, quer no da virgindade consagrada ou do sacerdócio ordenado e, em todo o caso, na vida comum de todos os dias?”

Penso que as palavras do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses sejam muito apropriadas para este Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária: “Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço de vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 1,2-3). Desde o dia 05 de outubro me encontro nos Estados do Mato Grosso e Pará visitando nossas comunidades religiosas e acompanhando os desafios da missão. Lembro que não somente aqui é terra de missão, mas todas as frentes missionárias da Congregação. Porém, temos algumas realidades que exigem maiores esforços, dedicação e ousadia.

Neste dia 14 de outubro a nossa Congregação assumiu oficialmente a abertura missionária na Diocese de Dilli, Timor Leste, com a presença dos nossos dois confrades Pe. José Valdir Siquera, brasileiro, e Pe. Robert Jean Fallera, filipino, formando esta comunidade Cavanis. Somos chamados a apoiar esta abertura, primeiramente com nossas orações, como também com nossa solidariedade, caso necessário. Precisamos rezar pela missão da Igreja e da nossa Congregação. Precisamos ter em mente as novas “Periferias Existenciais”, causadas também pelo Covid-19 e outras realidades sócio políticas: desemprego, desesperança, transtornos mentais, drogadição, violência social e doméstica, etc. Estas periferias existenciais, lugar de missão, estão presentes em quase todas as nossas realidades. Precisamos dizer: “Eis-me aqui, envia-me”. É preciso coragem, iniciativa, ousadia, fé e muito amor. Caso contrário, ficamos paralisados e atolados em nossos problemas, olhando o defeito do outro, “hipocrisia”. Precisamos “dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus” (Mt 22,21), como nos disse Jesus no Evangelho deste domingo.

Enfim, parabenizo todas as comunidades que trabalham com a “Infância Missionária”, um dos mais lindos e belos trabalhos, de formar a consciência missionária nas crianças e adolescentes. “Batizados e enviados”. Nas comunidades onde não existe a infância missionária talvez seja o momento de pensar se não chegou a hora de inicia-lo. Plantando cedo e com muito amor, os frutos virão em abundancia.

  COMUNICADOS:

  • Estamos no Mês Missionário e o Mês do Rosário. Motivo todos a promover a campanha missionária à nossa Congregação segundo as orientações recebidas.
  • Lembro que no próximo domingo, dia 25 de outubro, celebra-se o DNJ, Dia Nacional da Juventude. Colocamos em nossas orações e intenções.
  • Recordo a edição da nossa Revista Cháritas. Tentem enviar as matérias até o dia 15 de novembro. Procurem colaborar com a equipe e com a Província.
  • No dia 08 de novembro, domingo, em Valle Hermoso, Santo Domingo, o religioso andino Júlio Bolívar Rosero Guillén, fará sua profissão perpétua.

ANIVERSARIANTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 19, segunda-feira, Pe. Milton Cezar Freo Tubias, Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Belo Horizonte, MG.

- Dia 20, terça-feira, Pe. Braz Elias Pereira, missionário Cavanis e Delegado da República Democrática do Congo.

- Dia 22, quinta-feira, Pe. Paulo Oldair Welter, Conselheiro Geral e Reitor do Instituto Teológico Cavanis de Belo Horizonte, MG.

A eles nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e as mais copiosas bênçãos de Deus à luz do Carisma e da Espiritualidade da nossa Congregação.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “São João Paulo II”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.        

 






Scrivi il tuo commento...