Dia Nacional da Juventude

Dia Nacional da Juventude

O sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e a exortação apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”, ressaltam a riqueza e a beleza da juventude dentro da Igreja e da sociedade.
26 Ottobre 2020 - Di Padre Edemar de Souza - Provincial




BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 43 – 2020

Dia 25 - ENCERRAMENTO DO MÊS MISSIONÁRIO E DIA NACIONAL DA JUVENTUDE / Dia 28 – São Simão e São Judas Tadeu

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao ultimo domingo do mês de outubro, encerrando assim o mês Missionário e o mês do Rosário. Neste domingo, porém, com imensa alegria, a Igreja celebra o DNJ, Dia Nacional da Juventude, com o mesmo tema da Campanha da Fraternidade 2020: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, com o lema: “Ouviu e junto com eles caminhou” (Lc 24). A Igreja tem consciência do papel da juventude neste mundo globalizado e o quanto ela é vitima de exploração, especialmente como massa de manipulação e de propaganda. O sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e a exortação apostólica pós-sinodal “Christus Vivit”, ressaltam a riqueza e a beleza da juventude dentro da Igreja e da sociedade.

Celebrar o Dia Nacional da Juventude deve ser um dia especial para nós, Cavanis. Não podemos deixar passar em branco esta data, mesmo diante da pandemia da Covid-19. Cada Diocese está procurando a melhor forma para celebrar este dia. Algumas Dioceses estão organizando lives e outras iniciativas, utilizando-se principalmente das redes sociais. Motivo todas as nossas Paróquias, de maneira especial, a rezar nesta intenção e valorizar o tema da Vida: “Dom e compromisso”, vindo também ao encontro com o tema do mês missionário: “A vida é missão”. Podemos também aproveitar a riqueza de material Cavanis para esta ocasião. Temos uma excelente bibliografia que pode ser utilizada. Penso que esta frase dos nossos Veneráveis Fundadores resume bem este momento: “A juventude é preciosa como o Sangue de Cristo”. Eles também foram reconhecidos como “Verdadeiros Pais da Juventude”.

# O DNJ - Dia Nacional da Juventude contou com eventos em moldes diferentes dos encontros tradicionais de outrora, veja um deles: LIVE SETOR JUVENTUDE - Diocese de Ponta Grossa-PR: https://fb.watch/1mrYNzhhXd/

Em nosso 35º Capítulo Geral, com o tema: “A vida consagrada Cavanis. A serviço da juventude, numa Igreja em saída e num mundo em mudança”, assim nos fala sobre o serviço aos jovens: “Lugar teológico são os jovens que precisam de um Cavanis para serem orientados, acompanhados, ouvidos e amados”. Também afirma que nossos Fundadores nos deixaram um tesouro de metodologia, pedagogia, espiritualidade para atrair os jovens, entrar em seu mundo, impregnando-se de “seu bom odor”. Utilizo uma parte da carta dos religiosos capitulares aos jovens: “O mundo está em uma evolução tão rápida. Vocês, jovens, não podem permanecer indiferentes a esta situação. O Papa Francisco disse que a juventude é a janela através da qual o futuro entra no mundo. Sim, vocês são o futuro, mas também o presente. Vocês tem uma grande responsabilidade diante do hoje da história”. (Morlupo, RM, 01/08/2019).

A liturgia da Palavra deste domingo também é muito apropriada para o encerramento do mês Missionário, do mês do Rosário e o Dia Nacional da Juventude. Na primeira leitura é Deus mesmo que se pronuncia em favor dos mais fracos e excluídos da sociedade da época: a viúva, o órfão e o estrangeiro. O Senhor não apenas liberta o povo, mas caminha com ele para evitar que a opressão e a injustiça o castiguem ainda mais. Para os Tessalonicenses, o amor e a fé são as forças maiores que une a comunidade a testemunhar o Ressuscitado, não mediante os desafios e as tribulações. No evangelho, Jesus resume tudo, afirmando que toda Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos: o amor a Deus e o amor ao próximo. Vivamos este amor.

  COMUNICADOS:

  • Na conclusão do mês missionário, lembro aos religiosos da Província da Campanha missionária à missão Cavanis, especialmente para Moçambique e Congo. Vejam como colaborar, segundo as orientações recebidas no e-mail.
  • Neste dia 28 de outubro celebramos São Simão e São Judas Tadeu. Rezamos pela Paróquia São Judas Tadeu de Castro que celebra seu Padroeiro e inicia sua novena. Também parabenizamos todas as demais comunidades da Província e Congregação que trazem São Judas Tadeu como Padroeiro.
  • Recordo a todos sobre a edição da nossa Revista Cháritas. Procurem enviar as matérias até o dia 15 de novembro, colaborando com a equipe de redação e com a Província. Todas as Paróquias, seminários e obras procurem colaborar.
  • No dia 08 de novembro, domingo, em Valle Hermoso, Santo Domingo, o religioso andino Júlio Bolívar Rosero Guillén, fará sua profissão perpétua. Colocamos em nossas orações a vida deste confrade e todos os formandos.
  • Comunico que no dia 10 de novembro, terça-feira, teremos as reuniões dos Formadores e dos Diretores Executivos na sede da Província em Castro, PR. Nos dias 11 e 12, quarta e quinta, no mesmo lugar, teremos a reunião do Conselho Provincial. Lembro os formadores de preparar os religiosos para escrever os pedidos com seus devidos pareceres. Esta é a ultima reunião do ano e precisamos fazer todas as avaliações. Caso alguém tenha outros pedidos procurem enviar no e-mail do Provincial ou apresentar pessoalmente.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “São Judas Tadeu”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.        

Padre Edemar de Souza, Provincial.






Scrivi il tuo commento...