Religioso Jonas Barbacovi - Intervista

Religioso Jonas Barbacovi - Intervista

Incontro a Roma dei religiosi Cavanis
05 Settembre 2016 - Di Fernando Riqueto



Archivio 3C.

L’Anno 2014 ha portato una bella novità per la Vita Consacrata Cavanis: l’istituzione dell’anno pastorale per i candidati alla Professione perpetua. Dopo aver terminato gli studi previsti e prima di compiere questo importante e definitivo passo nella Vita consacrata sono stati destinati ad una opera Cavanis per una immersione nelle origini e nella attualità del nostro Carisma.

 

Da quando e perché sei Cavanis (storia vocazionale)?

A partir dos 15 anos de idade procurei fazer acompanhamento vocacional e minha família acolheu minha decisão com alegria, na verdade, a descoberta da própria vocação é um processo - embora a nossa vida seja feita de alguns momentos bastante marcantes, que acabam por influenciar as nossas decisões. Mas Deus continua  nos  envolvendo  com  seu  ser de amor e foi nos  momentos  mais  importantes da  minha vida que  Deus  tocou o meu  coração, na  minha Crisma com 13 anos senti um  grande desejo de fazer uma experiência no  seminário, e  porque  nos cavanis, o que tocou o meu  coração foi o  trabalho  feito  pelos padres com  a  juventude  e crianças de realeza e  principalmente a  história de Antônio  e   Marcos  Cavanis que doaram  tudo pelos  jovens  e especialmente  pelos jovens de crianças da  sua   época.

 

Puoi descrivere il tempo di formazione?

Os anos de formação foram de grande crescimento e proveito para minha caminhada religiosa, a formação é base de tudo, procurei em todos anos de formação até agora na etapa do tirocínio responder com dedicação e   me envolver ao máximo na formação. Em 2004 a 2006 fiz a etapa do aspirantado em Castro Paraná, em 2007 fiz a etapa do Postulantado em Castro Paraná em 2008 fiz o noviciado em Ponta Grossa, Paraná, de 2009 a 2011 fiz a etapa de filosofia em Uberlândia, Minas Gerais de 2012 a 2015 fiz a etapa de   teologia em Belo Horizonte, Minas Gerais e em 2016 fiz a etapa de tirocínio em Castelo de Sonhos Pará.

 

Come definisci il Carisma Cavanis?

Acolher jovens e crianças com amor paterno, formando a mente e o coração sendo como nossos Padres fundadores verdadeiros pais dos jovens e crianças.

 

Cosa ti piaci di più nella Vita Consacrata Cavanis?

O que mais toca o meu coração na vida religiosa Cavanis é a questão da partilha do amor com o próximo e principalmente do trabalho com Jovens e crianças, o mais marcante dentro da vida consagrada Cavanis é a vida comunitária. Pois para encantarmos os jovens precisamos ser religiosos encantados com o nosso chamado.

 

Come hai vissuto quest’anno di preparazione più intensa alla Professione perpetua?

Estou procurando neste ano de preparação aos votos perpétuos, primeiro viver de forma autentica e profunda o carisma e   espiritualidade Cavanis. Todo Religioso deseja professar, e esse desejo não é um privilégio daquele que sente, mas é um presente de Deus nosso Pai que vai nutrindo no nosso coração o desejo de uma consagração radical. Para minha pessoa, de um modo muito especial, viver essa realidade vocacional e consagrada é um grande ato de realização como pessoa, como consagrado que com toda a dedicação e entusiasmo responde com amor a este   chamado, como Maria fiel ao seu sim.

 

Essere Cavanis, per te, è…!

Ser cavanis é viver com autenticidade o carisma de amor paterno com jovens e   crianças, em todas as casas de crianças e paroquias formando a mente   e o coração, sendo um verdadeiro pais dos jovens.










Scrivi il tuo commento...