Jesus Cristo, o Rei do Universo

Jesus Cristo, o Rei do Universo

"...um rei completamente diferente na história da humanidade. Sua chegada desconcertou a todos..."
23 Novembre 2020 - Di Padre Edemar de Souza, CSCh - Provincial



Celebração da solenidade Cristo, o Rei do Universo na comunidade Cavanis de Realeza-PR.

BOA SEMANA, CAVANIS! Nº 47 – 2020

Dia 22 – SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO – Santa Cecília, Virgem e Mártir / Dia 23 – São Clemente I, Papa e Mártir / Dia 24 – Santos André Dung-Lac e Companheiros Mártires

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Com sentimentos de gratidão e fé chegamos ao último domingo do ano litúrgico 2020, onde celebramos solenemente Jesus Cristo, o Rei do Universo. Fecha-se um ciclo litúrgico para abrir outro, pois Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega; o Princípio e o Fim; o Tempo e a Eternidade; o Ontem, Hoje e Sempre. Inicia-se o ano litúrgico com o mistério da encarnação do Verbo e encerra com sua glorificação como Rei do Universo. Porém, percebemos um rei completamente diferente na história da humanidade. Sua chegada desconcertou a todos, até mesmo alguns dos seus apóstolos que esperavam um rei glorioso e poderoso à moda humana, que dominasse com a força de exércitos e das armas. Porém, seu lema de vida foi este: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham com abundancia” (Jo 10,10); também diz “Eu vim para servir e não ser servido”. Este é o nosso o legado do nosso Rei.

Na primeira leitura o profeta Ezequiel mostra Deus tomando a iniciativa de cuidar do seu próprio rebanho, destronando os pastores que não exercem com fidelidade as atividades de apascentar.  Motivados pelo amor, Deus não permite que nenhuma de suas ovelhas se perca, assumindo ele mesmo a missão de resgatar as ovelhas mais necessitadas, dispensando a elas um cuidado especial. Esta imagem do profeta é assumida é assumida por Jesus, o Pastor por excelência, o qual mostra no evangelho de hoje quais os critérios para sermos reconhecidos como pertencentes ao seu rebanho, ao seu Reino, pois “o seu Reino não é deste mundo”.

No evangelho, com a parábola do julgamento final, o evangelista Mateus nos faz entender quais são os critérios para participar do Reino de Jesus, nesta vida e na eternidade. O que conta não é unicamente a prática da religiosidade, mas a atitude de cada um diante das situações de sofrimento e pobreza do próximo: a fome, a sede, a nudez, a doença, a prisão e exilio. Diante de situações como estas, sendo crente ou não, o ser humano tem a oportunidade de entrar na proposta do Reino. Na segunda leitura, ao reforçar a certeza da ressureição de Jesus como primícias, e a nossa como consequência dessa, nos interpela a inda mais a viver e praticar os seus ensinamentos fundamentais, antecipando já aqui na terra as maravilhas de seu reino definitivo. Isso se faz servindo a Ele nos mais necessitados que estão ao seu redor.

Unimo-nos à Paróquia Cristo Rei de Realeza que celebra com imensa alegria seu padroeiro, Cristo, o Rei do Universo. Depois de celebrar com fervor e fé a novena, comemora-se solenemente seu Padroeiro.

  COMUNICADOS:

  • Neste domingo, dia 22 de novembro, solenidade de Cristo Rei, o religioso Júlio Bolívar Rosero Guillen professará perpetuamente os votos de Castidade, Pobreza e Obediência dentro na nossa Congregação. A cerimônia acontecerá em Valle Hermoso, Santo Domingo, Equador.  Parabenizamos o nosso confrade e toda a Região Andina em colocamos em nossas orações.
     
  • Aconteceu nesta semana a Reunião do Conselho Geral na Itália e louvamos a Deus pela aprovação aos votos perpétuos dos nossos religiosos Adelir da Silva Morais Pereira, Jude Herve Tomanzondo Balondo e Hervé Koto Mbuta. Parabenizamos nossos confrades e desde já rezamos pela profissão perpétua que está marcada para o dia 17 de janeiro de 2021, às 09h, na Matriz Santa`Ana de Castro, PR.
     
  • Também foi aprovado o pedido para a realização do IX Capítulo Provincial entre os dias 16 a 21 julho de 2021 no Cenáculo Cavanis de Castro, PR, com o tema: “Cavanis Consagrados a serviço da Fraternidade e Educação Cristã da Juventude”, com o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou...”(cf Lc 10,33). Desde já colocamos em nossas orações.
     
  • Nesta semana os nossos religiosos de filosofia e teologia estarão concluindo o ano letivo 2020, com provas exames finais. Parabenizamos a caminhada dentro deste “novo normal”, agradecendo pelo esforço e empenho de todos.
     
  • Motivo todos a preparar bem nossos estágios vocacionais na Província. Entre os dias 28 e 29 de novembro teremos estagio vocacional no Cenáculo Cavanis de Castro; nos dias 04 a 06 de dezembro estágio vocacional no Seminário Nossa Senhora Aparecida de Realeza e nos dias 03 a 06 de dezembro estágio vocacional em Novo Progresso, PA. Rezamos e encaminhamos nossos adolescentes e jovens para fazer a experiência do estágio em nossos seminários.
     
  • Na semana passada enviei a Carta Circular Provincial com as principais decisões e datas importantes para nossa Província. Espero que todos tenham recebido e acessado. Agradeço mais uma vez os que já colaboraram com a Campanha Missionária Cavanis. Aqueles que ainda não fizeram vejam como fazer e colaborar com a missão Cavanis, especialmente nos continentes africano e asiático. Que Deus recompense toda a generosidade.

ANIVERSARIANTES DE VIDA NA SEMANA:

- Dia 22, domingo, Religioso Hugo Bergamasco Morais, concluindo a filosofia no Seminário Mãe das Escolas de Caridade de Maringá, PR.

- Dia 24, terça-feira Ir. Daniel Maciel Domingues, auxiliar na Paróquia Santo Antônio de Pádua de Castelo de Sonhos, PR.

- Dia 27, sexta-feira, Pe. Antônio Élcio Aleixo, Missionário Cavanis na Romênia.

Aos nossos confrades os mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e as mais copiosas bênçãos de Deus.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, as mais copiosas bênçãos de Deus por intercessão de “Cristo Rei do Universo”, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.    






Scrivi il tuo commento...