Juntos na missão permanente

Juntos na missão permanente

Não podemos nos dar o luxo de permanecermos em nossa “Zona de Conforto”.


22 Ottobre 2017 alle 13h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


Mês Missionário 2017

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
OUTUBRO – Mês Missionário e Mês do Rosário / Dia das Missões e da Infância Missionária / Dia 25- Santo Antônio de Sant`Ana Galvão / Dia 28 – São Simão e São Judas Tadeu

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste domingo em que a Igreja celebra alegremente o “Dia das Missões e da Infância Missionária”, vos escrevo a Boa Semana com o desejo de que a mesma vos encontre animados e fortalecidos na missão que receberam de Deus, da Igreja e da Congregação. Ao longo deste mês missionário foi refletido o tema: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e o lema: “Juntos na missão permanente”. Ao escrever a Exortação Apostólica “Evangelii Guadium” (A alegria do Evangelho), o Papa Francisco exorta os cristãos a acolherem alegremente o Evangelho de Jesus e se colocarem em missão, numa “Igreja em saída”.

Foi desta Exortação Apostólica que originou o tema deste mês missionário e que renova nosso compromisso de viver com alegria o Evangelho e sairmos às periferias geográficas e existências das nossas realidades. Sabemos que não precisamos ir longe, sairmos da nossa Pátria, pois constantemente nos deparamos com irmãos no “Sangue de Cristo” que vivem às margens da nossa sociedade a procura de alguém que lhes possa estender a mão, alimentá-los com o pão material e o pão espiritual. Não podemos nos dar o luxo de permanecermos em nossa “Zona de Conforto”, achando que a vida é assim mesmo, que não temos nada o que fazer ou achando que não somos culpados por tanta pobreza e miséria em que se encontra nosso povo.

Jesus, no evangelho deste domingo, diante da pergunta se era justo ou não pagar imposto a Cezar, nos apresenta uma condição: “Dai a Cezar o que de Cezar e a Deus o que é de Deus”. Esta é uma questão de justiça. Mas o que é de Cezar e o que é de Deus? Como cristãos, mesmo como consagrados, não podemos nos deliberar dos nossos deveres de cidadãos, cumprindo com nossos compromissos e responsabilidades diante da nossa vivencia diária. Porém, corremos o risco de dar tudo a Cezar e muito pouco a Deus, mesmo nós religiosos e sacerdotes. Saibamos dar a Deus o que é de Deus: nossa vida, consagração, oração, a caridade, etc.

COMUNICADOS:

  • Agradeço aos Formadores, membros do Conselho Provincial e aos Diretores e Coordenadores das Obras Sociais pela presença e colaboração nesta semana de reuniões na sede da Província em Castro, PR. Obrigado a todos e um bom trabalho em favor da Província e da Congregação.
  • Parabenizamos e rezamos por todos os nossos religiosos de filosofia, teologia, tirocínio e seminaristas que foram aprovados, a saber:
  • Foram aprovados para renovação dos votos: Antônio Kossoski, Adelir da Silva Morais, Ademar Aparecido da Silva dos Santos, Aimé Junior Lukumo, Jeancy Kayaba, Herve Mbuta Koto, Judi Herve Balondo, Josuedson da Silva Pereira, Patrick Antônio de Souza, Evandro Naressi, Marcelo Cardoso dos Santos e Hugo Bergamasco Moraes.
  • Foram aprovados ao Leitorato: Herve Mbuta Koto, Judi Herve Balondo.
  • Foram Aprovados ao curso de Teologia: Josuedson da Silva Pereira e Patrick Antônio de Souza.
  • Foram aprovados ao Noviciado: Diego da Silva Rego, Adriano de Souza, Leonardo de Paula e o Diácono Permanente José Barbosa.
  • Foram aprovados ao Postulantado: Laionel Aparecido Flores, Jodielson de Souza Ferraz, Elias Junior Ribeiro, João Paulo Silva Gomes, Rafael de Oliveira Dantas e Lucas Labiaki.
  • Também foram aprovados mais sete (7) jovens aspirantes que farão experiências em nossas casas e paróquias a partir do ano de 2018.
  • Lembro que aqueles que não enviaram o testemunho vocacional para o “Livro memória” que enviem o quanto antes nos endereços indicados.
  • Também foi decidido pelo Conselho Provincial que até o dia 30 de novembro deveremos enviar no e-mail do Fernando Riqueto (riqueto.fernando@gmail.com) ou do Provincial as matérias para a Revista Chárita 2017
  • Parabenizamos a Paróquia São Judas Tadeu de Castro que nesta sábado, dia 28 de outubro, celebra o “Dia do Padroeiro”. Que Deus abençoe os religiosos Cavanis que lá trabalham e todos os paroquianos.
  • Rezamos Pelos Missionários Cavanis nas mais diversas partes territoriais da Congregação e pela Infância Missionária em nossa Congregação e na Igreja.

ANIVERSARIANTE NA SEMANA:

- Dia 22, domingo, Pe. Paulo Oldair Welter, Mestre do postulantado residindo no Seminário Antônio e Marcos Cavanis de Ponta Grossa, PR.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde e um abençoado ministério em favor da formação, do Carisma e da missão Cavanis.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de São Simão e São Judas Tadeu, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.


Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...