A vocação à santidade é para mim!

A vocação à santidade é para mim!

Todo cristão é chamado a ser santo.


05 Novembre 2017 alle 08h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


3C

2017 - “ANO MARIANO” - “ANO CALASANZIANO”
Dia 01 - Solenidade de todos os Santos / Dia 09 – Dedicação da Basílica do Latrão / Dia 10 – São Leão Magno / Dia 11 – São Martinho de Tours

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Chegamos ao mês de novembro e neste domingo, dia 05, celebramos com alegria a “Solenidade de todos os Santos e Santas de Deus”. A vocação à santidade é um chamado para todo cristão e não apenas para alguns privilegiados. Jesus nos diz: “Sede santos como vosso Pai Celeste é Santo”. Não podemos negar e nem fugir deste chamado. Também o Papa Francisco deixou sua mensagem neste dia tão especial:

“Os santos são nossos irmãos e irmãs que acolheram a luz de Deus no seu coração e a transmitiram ao mundo, cada qual segundo a própria 'tonalidade'. Mas todos foram transparentes, lutaram para tirar as manchas e a escuridão do pecado, para fazer passar a luz amável de Deus. Esta é a finalidade da vida, mesmo para nós”. “A felicidade não está em ter algo ou tornar-se alguém, não, a felicidade verdadeira é estar com o Senhor e viver por amor. Acreditais nisto?”

E Francisco enumerou os ingredientes para a vida feliz, ou seja, as bem-aventuranças: são felizes os simples, disse, os humildes que têm um lugar para Deus, que sabem chorar pelos outros e pelos próprios erros, permanecem mansos, lutam pela justiça, são misericordiosos para com todos, mantêm a pureza do coração, sempre trabalham pela paz e permanecem na alegria, não odeiam, e mesmo quando sofrem, eles respondem ao mal com o bem.

As bem-aventuranças não exigem gestos espetaculares, não são para os super-homens, mas para aqueles que vivem as provações e as canseiras de cada dia, notou o Pontífice, ressaltando que assim são os santos: respiram como todos o ar poluído pelo mal que está no mundo, mas na caminhada nunca perdem de vista a via traçada por Jesus e indicada pelas bem-aventuranças, que são como o mapa da vida cristã: “Hoje é a festa daqueles que alcançaram a meta indicada por este mapa: não apenas os santos do calendário, mas tantos irmãos e irmãs “da porta ao lado” que porventura podemos ter encontrado e conhecido. É uma festa de família, de tantas pessoas simples e escondidas que na verdade ajudam Deus a levar o mundo à frente. E existem também hoje!”. Pensamos nestas palavras e vivamos com alegria esta sublime vocação.

 

COMUNICADOS:

  • Nesta semana teremos a visita Canônica na Província na Família Religiosa Mãe da Divina Graça, Castro e Ponta Grossa, com o Vigário Provincial Pe. João da Costa Holanda. Colocamos em nossas orações esta Visita Canônica.
  • Agradecemos a Deus neste domingo, dia 05 de novembro, pela passagem dos 90 anos do Pe. Mario Merotto. A ele nossos parabéns e nossa imensa gratidão por ser um dos protagonistas da abertura e missão Cavanis no Brasil. Parabenizamos e rezamos por sua saúde.
  • Lembro os religiosos brasileiros perpétuos que não enviaram o testemunho vocacional para o “Livro memória” que enviem o quanto antes nos e-mails indicados anteriormente. Também foi decidido pelo Conselho Provincial que até o dia 30 de novembro deveremos enviar no e-mail do Fernando Riqueto ou do Provincial as matérias para a Revista Chárita 2017.
  • Entre os dias 13 a 17 de Novembro haverá a ultima reunião do Conselho Geral em Roma, Itália, colocamos em nossas orações.
  • O Encontro Fraterno 2018 começará no dia 14 de janeiro para os religiosos temporários e pré noviços com o jantar e ficarão até o dia 24. No dia 22 de janeiro começará para os religiosos perpétuos, também com o jantar, até o dia 31 ao meio dia. Na semana enviarei a programação completa para todos.

ANIVERSARIANTES NA SEMANA:

- Dia 05, domingo, Pe. Mario Merotto, Missionário Cavanis em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, completa seus 90 anos.

- Dia 06, segunda-feira, Religioso Jude Hervé Balando T. Religioso Cavanis da República Democrática do Congo, estudante de Teologia na FAJE, Belo Horizonte, MG.

A ele nossos mais sinceros parabéns com votos de muita saúde, paz e as bênçãos de Deus por intercessão dos nossos Veneráveis Fundadores.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...