Encontro Fraterno

Encontro Fraterno

Nossa Província Cavanis do Brasil inicia um momento de graça, um Kairós...


14 Gennaio 2018 alle 11h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


Arquivo: Encontro fraterno realizado em janeiro de 2017.

2018 “ANO DO LAICATO”
Dia 17 – SANTO ANTÃO / Dia 20 – SÃO SEBASTIÃO

Caros confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Neste domingo, dia 14 de janeiro, nossa Província Cavanis do Brasil inicia um momento de graça, um Kairós, com a abertura do “Encontro Fraterno 2018”. É um dos momentos mais fortes que temos ao longo do ano, onde temos a possibilidade de nos encontramos como confrades para rezar, estudar, programar nossas atividades e nos confraternizarmos como verdadeiros irmãos. Porém, não estaremos sozinhos. Iremos contar com as orações e auxilio de muitas pessoas que direta e indiretamente estarão unidos a nós ao longo destes dias.

Com este Encontro Fraterno damos abertura ao 3º ano do tríduo em preparação ao cinquentenário de presença Cavanis do Brasil, lembrando que este já é o ano do cinquentenário, mas as comemorações estarão sendo realizadas entre os dias 28 de dezembro de 2018 a 28 de dezembro de 2019. No entanto, faremos neste ano uma preparação especial a qual será divulgada e organizada a partir desde encontro. O tema deste ano é: “Cavanis no Brasil – Envio”, que nos será apresentado pelo Pe. Diego Spadotto que já se encontra em nosso meio e nos dará esta alegria de sua presença, ele que muito tem contribuído para com a história da nossa Província.

Penso que o Evangelho deste domingo tem muito a ver com o momento em que estamos vivendo. Ao ver Jesus passar João Batista disse a dois de seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus”. Ao ver que o seguiam Jesus disse: “O que estais procurando?”. Disseram: “Rabi (Mestre), onde moras?”. Jesus responde: “Vinde ver”. André conduziu Simão, seu irmão, a Jesus que de agora em diante o chamará de “Cefas” (pedra) e mais tarde o constituirá seu sucessor, o primeiro Papa. Este evangelho relata os primeiros chamados que Jesus fez. Porém, Jesus nunca deixou de chamar homens e mulheres para o seguí-Lo e serví-Lo. Que tenhamos a mesma liberdade e disponibilidade para seguir o Mestre, ficando e aprendendo com Ele, nos preparando para ser enviado em Seu nome, em nome da Igreja e da Congregação.

Não esqueçamos que nossa missão de formador, de consagrados, de pais, é apresentar os formandos, os filhos ao “Divino Mestre”. É Ele que deve ser seguido e

 

motivado a seguir. Não somos nós os protagonistas ou destinatários do seguimento. É Ele o “Cordeiro de Deus” e precisamos ter consciência disso.  João Batista nunca permitiu que o chamassem de Mestre. Sempre teve consciência de que sua missão era preparar o caminho para do Senhor. Que nossos formandos possam seguir o verdadeiro Mestre e a Ele dar uma resposta livre e generosa, ficando com Ele.

COMUNICADOS: 

  • Continuamos rezamos pela recuperação da saúde da mãe do Irmão Renato José Rothen, dona Maria Rothen, pela mãe do Pe. João da Costa Holanda que passou por uma cirurgia e todas as pessoas idosas e enfermas, especialmente nossos familiares, amigos e benfeitores.
  • Acolhamos com alegria o Pe. Diego Spadotto, nossos religiosos estudantes, alguns religiosos perpétuos, os Pré Noviços que neste domingo às 19h iniciam a experiência de Deus por meio do Retiro Anual no Cenáculo Cavanis de Castro. Que seja um momento forte da graça de Deus na vida de cada participante, assim como na vida da Província e da Congregação.
  • No próximo sábado, dia 20 de janeiro, celebramos a Festa de São Sebastião. Rezamos por nossa Paróquia São Sebastião de Ortigueira na pessoa dos nossos religiosos que lá trabalham e por todas as nossas comunidades que trazem São Sebastião como Padroeiro. Lembro também que no dia 17, quarta-feira, é dia de Santo Antão, o pai do monarquismo, origem da Vida Consagra. Rezamos pela Comunidade de Bela Vista da Caroba, PR, atendida por nossos religiosos, que tem Santo Antão como Padroeiro.
  • Acolhamos o Pe. Braz Elias que se encontra em nossa Província e demais religiosos que possam estar visitando seus familiares e comunidades.   

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Santo Antão, de São Sebastião, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...