Istituto Cavanis 



CF 2018 – “Fraternidade e superação da violência”

CF 2018 – “Fraternidade e superação da violência”

“Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 08)


11 Febbraio 2018 alle 18h00 | 0 Invia il tuo commento!
Di Padre Edemar de Souza, Provincial


Cartaz oficial da CF 2018.

2018 “ANO DO LAICATO”
Dia 11 – Nossa Senhora de Lourdes / Dia 14 – Quarta feira de cinzas
CF 2018 – “Fraternidade e superação da violência” – “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 08)

Caros Confrades, Leigos e Amigos Cavanis!

Estamos no final de semana de carnaval e lembramos que foi num dia de Carnaval que em Veneza, Itália, o jovem Marcos Cavanis deixou tudo para seguir Jesus e junto com seu irmão Pe. Antônio Ângelo Cavanis dedicaram-se inteiramente ao serviço das crianças e dos jovens, sendo mais tarde reconhecidos como “Verdadeiros Pais da Juventude”. Que este fato nos ajude a tomarmos consciência da nossa grande missão de educar, deixando para traz tudo àquilo que possa nos impedir de viver este ideal.

ATO II do VII Capítulo Provincial: Entendemos que cada consagrado deve ser sinal profético da justiça na implantação do Reino, pois a vida religiosa consagrada se fundamenta no seguimento a Cristo, que se revelou a vontade do Pai de ver o Reino acontecer entre nós. Neste sentido somos chamados a assumir com alegria nossa consagração ao serviço dos jovens e das crianças, sobretudo dos mais pobres dentre eles. Percebemos a urgência da retomada da mística de nossa consagração, que nos envolve e nos impulsiona para o apostolado junto aos empobrecidos, com atenção preferencial aos jovens e crianças. Assumindo esse compromisso alimentamos nossa esperança de sermos um sinal profético do Reino, na implantação de “um mundo bonito e de uma humanidade feliz”.

Este Ato nos chama atenção especialmente para duas realidades: o consagrado precisa ser sinal profético na implantação do Reino, especialmente na defesa dos mais empobrecidos, dentre elas as crianças; a urgência da retomada da mística de nossa consagração que nos impulsiona para o apostolado. A mística é imprescindível para todo e qualquer cristão, muito mais para os consagrados que livremente deixaram tudo para estar com Jesus e ser sinal de sua bondade e misericórdia no mundo.

Lembro que nesta quarta-feira de Cinzas, além de iniciarmos nossa caminhada quaresmal com o recebimento das cinzas, damos abertura a Campanha da Fraternidade 2018 com o tema: “Fraternidade e superação da violência”, como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). A Campanha deseja refletir a triste realidade da violência no mundo, seja ela física, psicológica, moral, sexual e outras formas violência; deseja rezar por aqueles que sofrem violência e unir forças para combatê-la. Os índices de violência no Brasil superam significativamente os números dos países que se encontram em guerra ou que são vitimas frequentes de atentados terroristas. Uma das violências mais tristes em nosso país é a chamada “Corrupção generalizada”, deixando milhares de pessoas à margem da sociedade, sem emprego, saúde e sem as condições mínimas de uma vida digna. Que possamos colocar em prática estas palavras: “Bem aventurados os mansos e humildes de coração porque verão a Deus”. Boa quaresma e uma abençoada Campanha da Fraternidade a todos, começando por nós mesmos e por nossas casas. Deus abençoe a todos.

COMUNICADOS: 

  • Pela Intercessão de Nossa Senhora de Lourdes continuamos rezando pela recuperação da saúde da mãe do Irmão Renato José Rothen, dona Maria Rothen, pela mãe do Pe. João da Costa Holanda e por todas as pessoas idosas e enfermas, especialmente nossos familiares, amigos e benfeitores.
  • Comunico que no dia 20 de fevereiro, terça-feira, daremos inicio ao Postulantado 2018 no Cenáculo Cavanis em Castro, Pr, tendo o Pe. Rodrigo Duarte como formador desta etapa. Desde já peço as orações de todos. Também neste dia 20 de fevereiro os aspirantes que foram aprovados para as experiências nas paróquias começarão a serem acolhidos nas mesmas.
  • Colocamos em oração a reunião do Conselho Geral entre os dias 19 a 23 de fevereiro em Roma, Itália.
  • Motivo todas as Paróquias e Comunidades que receberam o Tríptico a fim de que possam organizar sua visita em todas as comunidades.
  • No dia 28 de fevereiro iremos acolher o Pe. Piero Fietta, Superior Geral, para a Visita Canônica em nossa Província em preparação ao XXXV Capítulo Geral. Acompanhamos com nossas orações.

ANIVERSARIANTE DE ORDENAÇÃO NO MÊS:

- Dia 10/02/2007, Pe. Milton Cezar Freo Tubias, Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Ponta Grossa, PR.

A ele nossos parabéns com votos de muita saúde, paz e um abençoado e frutuoso ministério presbiteral.

Finalizo a “Boa Semana, Cavanis!”, desejando a todos, religiosos e leigos, uma semana muito abençoada, por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, da Mãe das Escolas de Caridade e dos Veneráveis Fundadores, Pe. Antônio e Pe. Marcos Cavanis.

Fraternalmente, 
Pe. Edemar de Souza - Provincial






Scrivi il tuo commento...