Carta Circular – ABRIL 2025

 

Estimada Família Cavanis,

Estamos vivendo como Igreja e como Congregação Cavanis um tempo muito especial. Está em curso o Ano Jubilar que é comemorado a cada 25 anos, que nas suas origens bíblicas (cf. Lv 25,8-13; Is 61,1-2; Lc 4, 18-19) foi proposto como ocasião para restabelecer uma correta relação com Deus, entre as pessoas e com a criação, e implicava a remissão de dívidas, a restituição de terrenos arrendados e o repouso da terra. Vivamos este tempo de renovação espiritual em comunhão com toda a Igreja. Neste ano nossa Família Cavanis está em preparação ao 36º Capítulo geral, que segundo nossas Constituições “além de ser um importante acontecimento jurídico-administrativo, é um evento salvífico, um acontecimento eclesial e um encontro familiar entre discípulos que se reúnem em nome de Jesus Cristo, guiados pela Palavra e pelo Espírito Santo, para prestarem um serviço sempre renovados aos irmãos” (Const. n. 116).

A preparação não envolve somente os 22 delegados que participarão diretamente desta Assembleia, mas todos que amam o Carisma Cavanis estão comprometidos a darem a sua contribuição pela oração ardente, conselhos e propostas que podem ser enviadas diretamente ao Capítulo ou através dos capitulares (Const. n. 120/a). Publico o nome dos religiosos capitulares para que possamos conhecer a diversidade e a procedência daqueles que terão a grande responsabilidade de colherem o sinal dos tempos e apontarem a direção em que o Instituto deve caminhar nestes próximos seis anos:

 

1 – Pe. Manoel Rosalino Pereira Rosa – Prepósito geral  | Ex officio

2 – Pe. Irani Luiz Tonet – Vigário geral  | Ex officio

3 – Pe. Ciro Sicignano – 2º Conselheiro geral  | Ex officio

4 – Pe. Paulo Oldair Welter – 3º Conselheiro geral  | Ex officio

5 – Pe. Armando Masayon Bacalso – 4º Conselheiro geral  | Ex officio

6 – Pe. Giuseppe Moni – Secretário geral  | Ex officio

7 – Pe. Rogério Diesel – Superior Provincial  | Ex officio

8 – Pe. José Sidney do Prado Alves – Superior Regional  | Ex officio

9 – Pe. Edmilson Mendes – Superior Delegado Itália   | Ex officio

10 – Pe. Emmanuel Kifuti Kiese – Sup. Deleg. Congo/Mbco  | Ex officio

11- Pe. Edemar de Souza – Província do Brasil  |  1º Delegado
(Pe. Braz Elias Pereira – substituto)

12 – Pe. Franco Allen Somensi – Província do Brasil  |  2º Delegado
(Pe. Jorge Luis de Oliveira – substituto)

13 – Pe. Mario Valcamonica – Província do Brasil |  3º Delegado
(Pe. Caetano Ângelo Sandrini – substituto)

14 – Pe. Adriano Sacardo – Província do Brasil  |  4º Delegado
(Pe. Rodrigo Duarte – substituto)

15 – Pe. Daniel Musulu Nkoy – Região Andina |  1º Delegado
(Pe. Julio Bolívar Rosero Guillén – substituto)

16 – Pe. Francisco Armando Arriaga Moran – Região Andina  |  2º Delegado
(Pe. José Henry Calderón Acosta – substituto)

17 – Pe. Alvise Bellinato – Delegação Itália |  1º Delegado
(Pe. Luigi Bellin – substituto)

18 – Pe. Pietro Luigi Pennacchi – Delegação Itália  |  2º Delegado
(Pe. Antônio Élcio Aleixo – substituto)

19 – Pe. Pietro Antonio Fietta – Delegação Itália  |  3º Delegado
(Pe. Tiburce Barbeault Mouyéké Misere – substituto)

20 – Pe. Jérémie Mundele Naïn – Delegação Itália  |  4º Delegado
(Pe. Héritier Bwene – substituto)

21 – Pe. Joe Lio Maghanoy – Delegação Filipinas/Timor |  1º Delegado
(Diác. Joseph Vũ Văn Sy – substituto)

22 – Pe. Benjamin Insoni Nzemé – Del. Congo/Moçambique  |  1º Delegado
(Pe. Théodore Muntaba Eyor ‘Mbo – substituto)

Nos alegramos com missão Cavanis em Santa Cruz de la Sierra (Região Andina) e com a Delegação Filipinas /Timor Leste que neste ano celebram os seus 25 anos de instituição. Rendemos graças a Deus que fez o sacrifício e o amor de tantos religiosos e leigos frutificar em iniciativas e obras que acolhem, protegem e educam a juventude e as crianças. Foram superados muitos desafios ao longo destes anos, com a confiança inabalável na Providência Divina, como nos ensinaram nossos Veneráveis Padres Fundadores. Que os festejos sejam uma oportunidade para relançar as redes para águas mais profundas (Lc 5,4), porque os desafios e os perigos para a juventude se renovam a cada dia. As mudanças estão ocorrendo num ritmo muito mais rápido que estávamos acostumados.

Isso exige a flexibilidade, a criatividade e a coragem de tomar decisões. Importante lembrar que nós, Cavanis, somos “colaboradores da ação educativa da família” (Const. n. 2); portanto, a responsabilidade deve ser condividida, sabendo envolver as famílias e as instituições privadas e públicas.

Convido a todos a viver com intensidade a Semana Cavanis/2025. Cada Parte territorial a organizará de acordo com suas particularidades. Os Ofícios Gerais de Comunicação e Postulação nos propõe subsídios para uma maior unidade de intenção. Em linhas gerais esta Semana Cavanis será celebrada levando em conta o Ano Santo Jubilar, sob o signo da Esperança e da iminência do nosso Capítulo Geral. Como fazemos há muitos anos, durante esta Semana comemoramos as principais datas do Instituto, celebramos a santidade dos nossos Veneráveis Padres, aprofundamos nossa identidade carismática, rendemos graças a Deus pela sua constante proteção, renovamos nosso amor filial a nossa querida Mãe Maria.  

Provavelmente esta será a última circular que terei a oportunidade de enviar-lhes. Agradeço a cada um de vocês pela dedicação, testemunho e sacrifício a serviço da missão educativa Cavanis. Nestes últimos seis anos passamos por belos e difíceis momentos. A título de exemplo o triênio jubilar dos nossos Veneráveis Padres e a pandemia do Covid. Estamos neste momento vendo a ordem econômica mundial ser reescrita. O mundo globalizado dos últimos 40 anos talvez não será o mesmo. A cada geração o seu combate. O dever dos pais não é prioritariamente dar um futuro aos filhos, mas prepará-los para o futuro, que não temos ideia de como será. A base são os valores humanos e do Evangelho.

O mundo está em constante mudança, mas Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13,8), e com Ele poderemos realizar grandes coisas. Se tivemos como Governo Geral algum acerto, foi graças ao espírito fraterno, de colaboração e plena confiança entre os seus membros. Pelos erros, limites e omissões, que os assumo totalmente, peço a indulgência do perdão de todos. Ser pai, guia e responsável da Congregação é algo que coloca a prova todas as capacidades que alguém pensa possuir. Para mim foi um grande privilégio e honra ter sido o servidor geral, apesar dos meus limites. O consolo é que “estamos nas mãos de Deus e isso é suficiente para trilharmos o caminho do impossível” !

A todos vocês, membros desta amada Família Cavanis, gostaria de desejar, em nome do Governo Geral, uma abençoada Páscoa. Jesus, nosso Mestre e Senhor, nos dá a certeza da vitória do amor sobre toda forma de pecado e maldade. Com Ele temos uma vida nova, deixando para trás o fermento da malícia e do medo. Esta vitória definitiva é a que conta. Ele nos convida a renovar a esperança porque venceu o mundo (Jo 16,33) e a força que vence o mundo é a nossa fé (1 Jo 5,4).

             Pela intercessão da Mãe das Escolas de Caridade e dos nossos Veneráveis Padres, invoco sobre todos as abundantes bençãos do Céu. Sola in Deo sors!

 

“Seja feita, louvada e eternamente exaltada a justíssima, altíssima e amabilíssima Vontade de Deus em todas as coisas”!

 

Roma, 20 de abril de 2025 – Domingo de Páscoa

 

Pe. Manoel R. P. Rosa, C.S.Ch. – Preposito geral

 

Cerca